Mais de 3,2 mil famílias recebem títulos de terra na capital

O governador Omar Aziz entregou na noite desta quarta-feira, 31 de julho, mais de 3,2 mil títulos definitivos e concessões de uso para moradores de 11 bairros das zonas oeste e centro-oeste de Manaus.

Foram contemplados moradores dos bairros: Alvorada, Lírio do Vale, Santo Agostinho, Vila Marinho/Compensa, Compensa, Nova Esperança, Dom Pedro/Nova Jerusalém, Jardim Tropical, São Jorge, São Raimundo e Glória. A entrega aconteceu na quadra da Escola Estadual Manuel Severiano Nunes, no bairro Alvorada II, e contou com presença da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, e do vice-governador, José Melo e da secretaria de governo, Rebecca Garcia.

Esta foi a segunda grande entrega coletiva de títulos realizada pelo Governo do Estado neste ano na capital. Em abril, mais de 700 moradores da Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, na zona leste, foram beneficiados e para agosto está prevista a entrega de outros 800 títulos no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste.

“Até o final do ano serão 15 mil títulos somente na capital”, observou o governador, ao ressaltar que o título definitivo garante segurança jurídica sobre a posse da propriedade, além de possibilitar o acesso às inúmeras políticas públicas e de crédito em agências de fomento e bancos oficiais.

“A posse definitiva dá ao morador a possibilidade de obter empréstimo para realizar pequenas reformas e até montar um negócio, sem contar que põe fim aos litígios e conflitos comuns em áreas não legalizadas”, observou Omar Aziz. O governador destacou ainda que os títulos são emitidos, prioritariamente, no nome das mulheres.

Uma das beneficiadas foi Ozarina Araújo Passos, de 70 anos, moradora do Alvorada 1. “Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo porque agora eu sei que a casa onde eu moro é minha e está no meu nome”, enfatizou.

A primeira-dama, Nejmi Aziz, também ressaltou a importância da ação. “Fico feliz porque várias pessoas estavam há anos precisando de um título definitivo e porque tudo está sendo cuidado de maneira solidária com um olhar voltado para as pessoas que precisam”, destacou.

Procedimento – Segundo o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, os títulos estão sendo entregues a moradores que tiveram problemas com documentação ou outras questões técnicas em anos anteriores. Ele explicou que, ao receber o título definitivo de posse, o proprietário do terreno deve procurar um cartório para fazer o registro do imóvel. “Só é dono da propriedade quem registra o título no cartório de imóveis”, alerta Mendes. O registro é gratuito para terrenos de até 250 metros quadrados.

(Fonte: Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.