Mais de 200 mil alunos iniciaram o ano letivo da Rede Municipal

Aulas já começaram na rede municipal
Aulas já começaram na rede municipal
Aulas já começaram na rede municipal

Manaus – Manaus Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino iniciam as aulas ontem para 218 mil alunos. A inédita unificação do calendário escolar acontece devido à organização e o planejamento da Prefeitura de Manaus, que implantou a manutenção constante nas unidades de ensino, sem prejuízos aos estudantes.

O secretário municipal de educação, Humberto Michilles, acredita que o sincronismo no início deste ano letivo vai contribuir para elevar a qualidade do ensino na sala de aula e, consequentemente, aumentar os índices de educação do município – meta para este ano. “É um fato inédito e perseguido há muito tempo, mas que conseguimos agora.

O prefeito Arthur Virgílio Neto deu o desafio de melhorarmos o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para, assim, chegarmos entre as dez melhores capitais do Brasil.

Além do investimento na infraestrutura, nós confiamos na capacidade, na competência e no comprometimento dos nossos educadores, pois temos grandes profissionais na rede”, disse o secretário.

Michilles explicou que apenas uma escola não vai iniciar as aulas seguindo o calendário deste ano. “No ano passado, tivemos 64 escolas no chamado calendário especial, que de especial não tem nada. É um calendário prejudicial aos alunos. Destas, temos uma escola que ainda não terminou o ano letivo de 2014, por isso não tem como iniciar dia 6”, esclareceu.

Manutenção constante

Desde abril de 2014, foram realizadas 3.400 visitas para manutenções das redes hidráulica e elétrica e da alvenaria em todas as escolas da rede municipal. Além disso, o trabalho intensificado no período de férias garantiu a toda a rede municipal estar apta para receber os alunos e seguir o calendário normal.

No Centro Municipal de Educação Infantil Márcio Souza, localizado na Cachoeirinha, zona Sul, estudam 240 crianças. O local recebeu manutenção de pintura interna, na iluminação e ajustes na parte hidráulica.

A escola recebeu também um novo bebedouro e mobiliário para a secretaria. E as salas de aula passam pelos últimos ajustes para receber os alunos. “Há alguns anos, essa escola não recebia nenhuma manutenção, mas agora estamos recebendo todos os reparos necessários para que possamos iniciar as aulas em tempo hábil. A escola vai ter uma nova cara com um ambiente limpo, saudável e alegre”, disse a diretora do centro de educação, Rita de Cássia Linhares.

Na zona Oeste, na Escola Municipal Professor Alberto Makaren, a equipe de manutenção já finalizou o trabalho e o local recebe uma limpeza geral para o início das aulas. Além disso, está ocorrendo na escola a jornada pedagógica com a participação de todos os professores, para o debate de estratégias de melhorias no ensino durante o ano letivo.

A gestora da escola, Monique Brito de Lima, enfatizou a melhora do espaço com a manutenção constante e destacou ainda o empenho dos professores no planejamento.
“A escola é muito preocupada com a manutenção preventiva e corretiva. Agora, estamos finalizando o quarto dia da nossa jornada pedagógica, momento em que o corpo docente se reúne para discutir, refletir e planejar todas as ações para o ano letivo de 2015. Está tudo pronto para recebermos os alunos e a comunidade”’, disse a diretora.

O ano letivo também já foi iniciados nas redes estadual e particular de ensino.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.