Manaus, AM – O domingo começou agitado e nervoso para os mais de 123,8 mil candidatos que vão realizar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, no Amazonas.
O Amazonas é o segundo da região Norte com a mamior quantidade de candidagtos inscritos.Os portões, na capital, fecharam às 11h (horário local), enquanto 13 municípios a sudoeste do estado estão no fuso do Acre.
Os candidatos fizeram a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Serão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas. O tempo de duração do exame foi de 5h30.
No próximo domingo ocorre o segundo dia de prova com os assuntos Ciências de Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Serão 45 questões de cada. O tempo de duração será de 5h.
De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), o exame será aplicado em 160 escolas da capital e mais 92 do interior do Estado.
Segundo o Inep, o gabarito das provas será divulgado na quarta-feira (14) de novembro. Já o resultado final está previsto para sair dia 17 de janeiro de 2019.
Em 2017, foram 165.078 inscritos em todo o Estado. Foi registrada uma queda nas inscrições de 41.278 nos dois últimos anos.
Em todo o País, mais de 6,7 milhões de estudantes garantiram sua inscrição para o exame nacional. Desses, 3.521.181 tiveram a solicitação de isenção aprovada. Em 2017, O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 7.603.290 inscritos.
Portões
Os candidatos devem ficar atentos ao fechamento dos portões por conta do horário de verão e da diferença de fuso. O Amazonas tem dois fusos horários diferentes.
Em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, as provas do Enem 2018 serão aplicadas de acordo com o horário oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de provas.
Em Manaus os portões fecham às 11h. E, às 10h nas escolas dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauiní, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
Material permitido
De acordo com edital do Enem 2018, o estudante deverá apresentar documento com foto na porta da sala. Serão aceitos somente os documentos no anexo 13.2 (carteira de trabalho, identidade e Carteira Nacional de Habilitação).

A prova só poderá ser feita com caneta esferográfica de cor preta, fabricada de material transparente. Candidatos que fizerem as provas com lápis, caneta esferográfica de cor azul ou qualquer outro material terão as provas automaticamente desconsideradas.
Amazoninarede