
MANAUS, AM – Um total de 1.533 dos 1.840 inscritos participou, na manhã de domingo (6), da primeira fase do concurso público para o cargo de juiz substituto de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O certame está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a primeira prova foi aplicada no bairro Dom Pedro, em Manaus. O gabarito preliminar deve ser divulgado nesta quarta-feira (9).
“Tudo ocorreu dentro da normalidade. As pessoas chegaram no horário adequado e todos os candidatos foram acomodados nas suas salas”, afirmou o desembargador Cláudio Roessing, presidente da Comissão do Concurso.
Serão oferecidas 23 vagas, sendo 15 para ampla concorrência, três para candidatos com deficiência e cinco para candidatos negros. O valor do salário é de R$ 24.681,60.
Etapas
A primeira etapa, realizada neste domingo, foi a prova objetiva seletiva, de caráter classificatório e eliminatório. Será considerado habilitado na prova objetiva seletiva o candidato que obtiver o mínimo de 30% de acertos das questões em cada bloco e, satisfeita essa condição, alcançar, também, no mínimo, 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos.
A segunda é dividida em duas partes: uma prova discursiva de questões e uma prova prática de sentença cível e criminal. A terceira etapa tem três fases: inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social, de responsabilidade do TJAM, com apoio logístico do Cebraspe; exames de sanidade física e mental; e exame psicotécnico, sendo estes três últimos de responsabilidade do Cebraspe.
A quarta etapa é a prova oral, de caráter classificatório e eliminatório. A quinta e última etapa é a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Além destas etapas, o concurso contemplará, ainda, a perícia médica a ser realizada nos candidatos que se declararem com deficiência, de responsabilidade do TJAM.
Amazonianarede-G1