Macapá: Servidores da saúde não recebem décimo terceiro

Amazonianarede – Diário do Amapá

Funcionários municipais da Secretaria de Saúde (Semsa) tiveram uma infeliz surpresa ao chegar às agências bancárias na tarde de ontem, 20, para receberem o décimo terceiro salário. Com o bloqueio das contas da Prefeitura de Macapá, determinado pela Justiça, a efetuação do pagamento dos servidores que dependem da contrapartida de recurso do governo federal foi suspensa.

Para a agente de endemias Cristiane Santos, 34 anos, foi o pior presente de Natal que poderia receber. “Chegamos aqui e vimos que o nosso décimo terceiro não foi pago porque a gerência nos informou que as contas da prefeitura de Macapá haviam sido bloqueadas. E agora não sei como será Natal”, lamentou.
O secretário da Semsa, Otacílio Barbosa, confirmou por telefone que o pagamento do décimo terceiro dos servidores da secretaria de Saúde foi suspenso: “A folha de pagamento desses servidores depende dos repasses do Governo Federal. E como as nossas contas foram bloqueadas, não podemos pagar apenas uma parte dos funcionários somente com a contrapartida do município, e sim a folha inteira”.

Barbosa contou que os servidores prejudicados são os que dependem do repasse da União, como os agentes de endemias; membros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), médicos, enfermeiros, dentre outros.

“Até a última quarta-feira [19] o Governo Federal ainda não havia depositado a contrapartida, e mesmo se depositasse, não tínhamos como pagar por causa do bloqueio das contas”, disse o secretário Barbosa.

Somente às equipes do PSF, o repasse mensal da União é de R$ 388 mil. A folha de pagamento, segundo a Semsa, é de mais de R$ 1 milhão mensal.

Enquanto isso, os servidores que estavam contando com o décimo terceiro para realizar uma bela festa natalina, não sabem como a festa será comemorada. “Agora não sei como será o nosso Natal porque dependíamos desse dinheiro para fazer compras e pagar contas”, concluiu o agente de endemias José Luiz do Carmo, 51 anos.
Barbosa conclui que somente com o desbloqueio das “contas da prefeitura, os servidores terão o décimo terceiro”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.