Luta olímpica do Amazonas no RJ para competição nacional

Rio – Vencer a balança é o primeiro desafio da nova geração da luta olímpica amazonense, que disputa nesta sexta-feira, 26 de abril, no Rio de Janeiro, a quinta etapa do Torneio da Juventude.

O grupo, formado por sete lutadores, o técnico Helton Henrique e o chefe da delegação José Falabella Netto, está recebendo as passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Os atletas recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

“Chegamos ao Rio com quatro atletas acima do peso e temos poucas horas para fazê-los vencer esse primeiro adversário. No mais é só entrar no tapete e torcermos para eles fazerem bons combates”, disse o técnico Helton Henrique.

A seleção cabocla, que desembarcou na Cidade Maravilhosa na manhã desta quinta-feira, 25, é formada por três meninas – Diane Martins Farias, Thalia Lopes da Silva e Andria Pimentel de Souza – e quatro meninos – David Oliveira, David Moreira, Maycon Messias e Fábio Mota Santos Júnior.

Dos sete, apenas Fábio Júnior, de 16 anos, é estreante na competição nacional. Ele, que vai disputar a categoria até 76 kg, treinava jiu-jítsu na conceituada academia Nova União/Alvorada com o mestre Cosmo Dias.

“Disputar o Torneio da Juventude é uma ótima oportunidade pra eu crescer no esporte. Sei da dificuldade e da diferença entre as técnicas de jiu-jítsu e luta olímpica, mas acho que minha experiência em campeonatos com o quimono pode ajudar bastante”, afirma o novato.

CHANCES DE MEDALHAS

Na avaliação do técnico Helton Henrique, a seleção amazonense tem tudo para repetir o resultado da quarta etapa, em São Paulo, quando voltou com seis medalhas de ouro e uma de prata.

“Graças ao trabalho da federação, dos técnicos e do apoio do Governo do Amazonas, da Sejel e do CTARA hoje a nossa luta olímpica é referência nacional. Vamos lá para obter um grande resultado e somar pontos importantes no ranking que apontará a seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014”, comenta o treinador.

IMPORTÂNCIA

De acordo com o coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Flávio Cabral, o Torneio da Juventude reúne os melhores atletas do País na faixa dos 14 aos 16 anos e é uma espécie de laboratório no projeto de revelação dos novos talentos da modalidade.

“O Torneio da Juventude é importante, pois conta pontos para o ranking que vai apontar a seleção brasileira dos Jogos Olímpicos da Juventude, na China em 2014”, explica o dirigente.

A competição terá sete etapas. A última acontecerá em novembro, em Manaus. Uma grande oportunidade para a torcida amazonense ver de perto o talento dessa juventude de ouro.

EQUIPE AMAZONENSE DO TORNEIO DA JUVENTUDE

David da Silva Oliveira, 14, categoria até 46 kg
David Washington dos Santos Moreira, 15, categoria até 54 kg
Maycon Micael Sousa Messias, 16, categoria até 63 kg
Fábio Mota Santos Júnior, 16, categoria até 76 kg
Diane Martins Farias, 16, categoria até 46 kg
Andria Pimentel, 16, categoria até 60 kg
Thalia Lopes da Silva, 15, categoria até 53 kg

Fonte – Sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.