Lula se reúne com o primeiro-ministro italiano

Lula se encontrou com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Roma
Lula se encontrou com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Roma
Lula se encontrou com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Roma

Em visita à Itália para discutir o tema da alimentação e o combate à fome, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Roma. Os dois almoçaram no Palácio Chigi, sede do governo, e conversaram sobre a situação política e econômica na América do Sul e na Europa. Também participaram do encontro o prefeito de Turim e presidente a Anci, Piero Fassino, e o embaixador brasileiro na Itália, Ricardo Neiva Tavares.

 

Este foi o segundo encontro entre Lula e Renzi. No ano passado, logo após o italiano assumir o governo, Lula teve uma reunião com ele na capital do país. O encontro, porém, gerou críticas da deputada Elvira Savino, do partido Forza Italia, ligado ao ex-premier Silvio Berlusconi.

O parlamentar anunciou que pedirá explicações sobre o convite para almoço de Renzi a Lula, pois o brasileiro, em seu último dia de mandato, negou o pedido do governo italiano para a extradição do ex-ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970.

“Lula, em seu governo, tomou a decisão vergonhosa de negar a extradição à Itália do terrorista Cesare Battisti. Agora Renzi o convida para almoçar, com despesas pagas possivelmente pelos cidadãos italianos. Apresentarei uma interrogação parlamentar para esclarecer o quanto custou aos contribuintes esse almoço”, disse a deputada.

Amanhã, Lula irá discursar na sessão de encerramento do Fórum de Ministros da Agricultura da Expo Milão 2015, cujo tema é “Para além da Expo: A Agricultura para Alimentar o Planeta”.

Já no sábado (6), Lula participa da 39ª Conferência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cujo presidente é o brasileiro José Graziano da Silva.

Também consta na agenda do ex-presidente um encontro no domingo (7) com jovens no âmbito do evento “Rome 4 the Planet” (“Roma para o Planeta”), organizado pela Prefeitura da capital italiana. ANSA

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.