Luiz Castro defende inclusão da disciplina de Educação e Cidadania Ambiental em todas as escolas

Dep. Luiz Castro - PPS

Dep. Luiz Castro - PPS

Manaus – O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável, deputado estadual Luiz Castro (PPS), durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) defendeu a inclusão da disciplina de Educação e Cidadania Ambiental em todas as escolas do Brasil, justificando a importância da disciplina como melhoria e consciência ao meio ambiente. “Precisamos inserir a matéria nas instituições de ensino para que as crianças e jovens comecem a valorizar e ter consciência da preservação do meio ambiente”, disse.

O parlamentar lembrou que as gerações de 30 anos atrás não tiveram a oportunidade de ouvir sobre educação e cidadania ambiental nas escolas e nem no seio familiar. “Não tivemos, portanto, a preparação cultural para uma mudança de comportamento que hoje se exige da sociedade em relação ao lixo, aos resíduos e, principalmente ao comportamento social”, lembrou.

O deputado reforçou que a ampliação ambiental deve ser inserida no sistema educacional do Brasil, e acrescentou que é um desafio a ser enfrentado por todos. “A transversalidade da Educação Ambiental, prevista na Legislação Federal, não tem conseguido dar com eficiência à transmissão dos conhecimentos e informações sobre educação ambiental na maioria das escolas”, disse Luiz Castro, ressalvando os poucos esforços de professores, gestores e pedagogos que tem conseguem fazer em sala de aula a diferença.

De acordo com o Luiz Castro, em regra geral, a maioria dos professores não está preparada para trabalhar as matérias de Educação Ambiental no bojo das disciplinas que ministram em sala de aula. “Continuo defendendo que se tenha a disciplina específica para a Educação Ambiental e de Cidadania Ambiental em todas as escolas”, completou.

(Fonte: Diretoria de Comunicação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.