Lançada semana contra as drogas em Rio Branco, AC

Com o foco em promover atividades que fortaleçam a participação da família e da comunidade escolar na luta pelo combate ao uso de entorpecentes entre as crianças e os jovens, a Semana Nacional Contra as Drogas começou oficialmente nesta segunda-feira.

Junto ao evento, a ‘Campanha pela Paz’, organizada pelo Governo do Estado em parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e igrejas foi lançada.

A ação acontece entre dias 24 e 29 deste mês. A campanha tem como objetivo principal o envolvimento da comunidade na prevenção, já que a repressão não tem alcançado os objetivos almejados e a criminalidade não diminui, explicou o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner. “Vamos fazer um trabalho de prevenção contra as drogas e a violência. Hoje em dia a intolerância está muito forte. Queremos o envolvimento de toda a sociedade exatamente para isso. A polícia não pode atuar sozinha. Há a necessidade de um envolvimento de toda a sociedade e, por isso, vamos fazer este trabalho de prestação de serviços, esclarecimentos e difusão. É um trabalho transversal, com envolvimento de toda a comunidade”.

O secretário frisou que as drogas estão relacionadas diretamente com a criminalidade. “Se conseguirmos reduzir o consumo das drogas, os índices de crimes irão cair. A prevenção aos que ainda não foram absolvidos por este vício é um do nosso público alvo. Precisamos trabalhar fortemente para que eles não sejam usuários. As escolas, pais e associações estão participando, unidos para melhorar esta situação”.

Mário Elder, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, ressaltou a importância da mobilização. “Esta semana uma série de atividades será realizada no Mercado da Sobral, de tal maneira para que possamos levar a informação, o esclarecimento e principalmente a sensibilização. As drogas estão em todas as partes e o uso é uma questão pessoal de cada um. Queremos que as pessoas saibam que não vale a pena usar e depois se tornar um dependente. Sabemos que esta questão é abrangente. Todas as consequencias que ela traz atingem várias pessoas”.

O Ministério Público tem ações de prevenção e investe em parcerias para inibir o uso e o tráfico de drogas, destacou o promotor de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque. “Nós temos obtido bons resultados, que vem ao encontro do que a população quer: a dignidade e reintegrar essas pessoas à sociedade. Tratar não só o usuário como também as famílias. As políticas públicas voltadas à prevenção do tráfico de drogas vêm ao encontro disso”.

(A Gazeta do Acre) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.