Manaus, AM – Os estudantes interessados em participar do edital 2016 do Programa Bolsa Idiomas (PBI), da Prefeitura de Manaus, podem acessar a internet gratuitamente em, pelo menos, 23 lan houses e cyber cafés espalhadas em todas as zonas da cidade. Os estabelecimentos foram credenciados pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) como forma de facilitar a adesão de estudantes de baixa renda ao programa. Desse modo, os candidatos terão que pagar apenas a impressão dos formulários referentes à inscrição, mas não pelo tempo de acesso aos computadores.
O credenciamento dos pontos de acesso foi firmado no início do ano passado entre o Município e a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), que representa cerca de 50 estabelecimentos em Manaus. A parceria também vale para os processos de inscrição dos programas Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Universidade (PBI).
“Essa é uma forma de garantir que toda a população, com ou sem acesso frequente à internet, tenha plenas condições de fazer sua inscrição no programa. No caso do termo de compromisso, não há ônus ou aplicação de verba pública e as lan houses obtêm retorno por meio da impressão dos formulários, que precisam ser pagos pelos candidatos”, explica a coordenadora do Bolsa Idiomas, Andreia Brasil.
A lista completa, com endereços atualizados dos estabelecimentos credenciados, pode ser acessada e baixada no novo portal da Espi, na área de serviços do Programa Bolsa Idiomas. As inscrições, que seguem até 23h59 do dia 14 de fevereiro (domingo), devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da Espi. Após acessar a página principal, o candidato pode acessar a área de serviço do Programa Bolsa Idiomas (http://portalespi.manaus.am.gov.br/bolsaidiomas/) e clicar na opção “Portal do Candidato”.
Estabelecimentos
Na zona Norte de Manaus, são sete pontos de acesso: Brother’s Cyber (bairro Nova Cidade), Cyber Service.com 1 (Cidade Nova 1), Cyber Service.com II (Alfredo Nascimento), LS Cyber Café 2 (Cidade Nova 5), Services Cyber (Monte das Oliveiras), Globalnet Soluções e Entretenimento – Unidades 1 e 2 (Cidade Nova 1).
Na zona Sul, são três estabelecimentos: Adrenalina Cyber Café (Petrópolis), Cyber Café Pitbull (São Francisco) e Mr. Service (Centro).
O maior número de unidades para acesso gratuito está na zona Leste, com nove estabelecimentos: Cios Cyber 1 (Armando Mendes), Lan Connect (Grande Vitória), Magnatha’s.com (Jorge Teixeira 1), N-Tech (unidades Tancredo Neves, Cidade de Deus, Braga Mendes e Jorge Teixeira), Tribos Lan House (Jorge Teixeira) e Mini Cyber (Jorge Teixeira 2).
Completa a lista de lan houses, na zona Oeste: Atlantis Lan House 4 (Compensa 1), Geek Cyber Café (Compensa 2), LS Cyber Café 1 e Meghattron Cyber Lan (ambas no Nova Esperança).
Amazonianarede-Semcom