Juvenil das Olimpíadas escolares 2012 delegação do Amazonas no clima da etapa

Amazonianarede – Sejel

Manaus – O esporte do Amazonas tem um novo desafio pela frente nos próximos dias. De 25 de novembro a 8 de dezembro, 159 atletas do Estado disputarão, em Cuiabá (MT), a etapa juvenil (15 a 17 anos) das Olimpíadas Escolares 2012. A apresentação oficial da equipe amazonense acontecerá na próxima quarta-feira, dia 21 de novembro, às 11h, no auditório da Vila Olímpica de Manaus.

A primeira parte da delegação embarca neste sábado, 24 de novembro, com os competidores de seis modalidades: atletismo, ginástica rítmica, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e taekwondo. No dia 29, quinta-feira, embarca a turma do ciclismo, futsal, natação, vôlei de quadra e xadrez. No dia 3 de dezembro é a vez da turma do basquete e handebol viajar para a maior competição entre estudantes do Brasil.

NÚMEROS DA COMPETIÇÃO

Cerca de 6.000 atletas, treinadores, árbitros e voluntários, entre outros, estarão envolvidos com as Olimpíadas Escolares 2012. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares do País participam da competição. Somente entre atletas, quase 4.000 mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura.

Além das disputas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.

Maior evento de esporte estudantil do País, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação. Além destes, atletas de handebol, futebol feminino e basquete deram seus primeiros passos esportivos nas Olimpíadas Escolares.

A edição de Cuiabá das Olimpíadas Escolares marcará a estreia de uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: o vôlei de praia. “O vôlei de praia tem muita identificação com a juventude, por isso não poderia ficar de fora da maior competição escolar do país. Temos potencial para difundir ainda mais a modalidade entre os jovens e criar uma base de promissores talentos para brilharem em competições internacionais no futuro. As inscrições para a etapa nacional foram muito satisfatórias. Teremos 20 duplas no feminino e 24 no masculino”, destacou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.