Manaus – A Justiça Eleitoral do Amazonas, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou, no último dia 24, os últimos testes de votação no município de Iranduba/AM, localizado na Região Metropolitana de Manaus.
O conjunto de testes, realizado na Comunidade Rural do Santo Antônio, em uma escola municipal, no local conhecido como Furo do Paracuuba, envolveu técnicos da FATES – Fábrica de Testes do TSE e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AM.
O teste simulou a total utilização dos sistemas eleitorais em uma eleição com biometria, ou seja, a preparação de uma seção eleitoral, a montagem com impressão da zerésima, a captação dos votos de eleitores cadastrados biometricamente, encerramento da seção, impressão do BU (Boletim de Urna) e, por final, a transmissão, via satélite, dos dados para os computadores da Justiça Eleitoral.
Esta fase é a mais importante para a habilitação dos sistemas, a fim de que seja verificada sua consistência em pleno funcionamento. O teste foi acompanhado pela Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes, pelo Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador João Mauro Bessa e executado pela equipe do TSE e tribunais participantes, com a supervisão do secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino.
A Desembargadora Socorro Guedes enalteceu a importância do evento e sua realização no Amazonas e disse: “Essa comunidade foi escolhida, pois nós gostaríamos que o TSE vislumbrasse um pouco da realidade do Amazonas. Nós sabemos que no Amazonas teremos, nesta eleição, sete zonas eleitorais onde teremos a votação biométrica.
Iranduba faz parte destes municípios da região metropolitana de Manaus e essa simulação vem para que nós possamos dar a segurança necessária, não somente ao eleitor, mas aos servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas que estão se preparando para o pleito e tudo dará certo no dia 5 de outubro”.
Amazonianarede – TRE-AM