Judoca amazonense Rafaela Barbosa brilha no circuito europeu

Amazonianarede – Sejel

Manaus – A amazonense Rafaela Barbosa, de 20 anos, conquistou um terceiro e um quinto lugar durante sua temporada no Circuito Europeu de Judô, encerrando neste fim de semana, na Alemanha.

A atleta recebeu passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Ela também é beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta, da Prefeitura de Manaus, além de contar com patrocínio privado da Fieam, Uninorte e Unip.

Na terra natal, o resultado foi comemorado pelo pai da atleta, Antonio Barbosa, que completou 55 anos no último sábado, dia 23 de março. “Foi o meu melhor presente de aniversário, um feito inédito na carreira dela”, disse Antonio Barbosa, destacando índice técnico da filha que compete na categoria meio-leve, isto é, até 52 kg . “Na chave dela eram 27 atletas de 14 países da Europa. A Rafaela venceu cinco lutas, sendo uma austríaca, uma belga, uma alemã, uma italiana e ganhou o bronze de uma francesa”.

IMPORTÂNCIA DA COMPETIÇÃO

Segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Circuito Europeu contou com uma verdadeira legião de novos talentos. Sessenta e dois atletas das classes sub-21 e sub-18 participaram do Estágio Internacional no Velho Continente. No dia 13 de março, os juvenis embarcaram para Antalaya, na Turquia, e os juniores para Coimbra, em Portugal, onde a Rafaela Barbosa terminou em quinto lugar na categoria até 52 kg.

No dia 21 de março, as duas classes seguiram para Alemanha. Os homens foram para Bremen e as mulheres para Bad Blankenburg, cidade onde Rafaela Barbosa melhorou seu desempenho e chegou ao terceiro lugar.

“Nunca saiu um grupo tão grande de atletas de base para o exterior. Tenho certeza de que dentro desse grupo estão atletas que vão representar o Brasil em 2016”, concluiu Kenji Saito, um dos líderes da delegação brasileira no Circuito Europeu de Judô.

No Velho Continente, o Amazonas também foi representado por Rafael Barbosa, irmão de Rafaela. O retorno para Manaus acontecerá na próxima quarta-feira, 27 de março, informou o pai da dupla de judocas. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.