Jovem embaixadora do Brasil em Nanquim, Lara Teixeira aproveita intensamente a nova função

19-08embaixadoraNanquim, China – Acostumada a encantar o público com belas performances nas piscinas, a atleta olímpica do nado sincronizado, Lara Teixeira, vem encarando um papel diferente nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. Indicada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o país no Programa Jovens Embaixadores do evento, a carioca de 26 anos vai inspirando e transmitindo os valores positivos do Olimpismo aos jovens talentos do esporte nacional.

Basta ficar algumas horas ao lado de Lara para notar o quanto ela está aproveitando esta experiência. Sua motivação e alegria contagiam os atletas do Time Brasil. Lara é a grande companheira dos atletas nas diversas atividades culturais que acontecem na Vila Olímpica de Nanquim.”A minha missão aqui nos Jogos Olímpicos da Juventude é passar a mensagem de todo o Olimpismo e os valores que o Comitê Olímpico Internacional está querendo transmitir para os jovens. Não só para eles ficarem focados na competição, no alto rendimento, mas pensarem também em outros pontos para eles se desenvolverem tanto dentro quanto fora das quadras. Tento passar para eles uma série de valores positivos”, explicou Lara.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e integrante da delegação brasileira em Pequim 2008, a atleta tem experiência de sobra para aconselhar os mais iniciantes. “Os atletas estão gostando muito. Claro que depende muito do perfil do atleta. Alguns se expõem mais, querem conhecer tudo, outros são mais tímidos. Mas quando eu começo a fazer as atividades e eles veem que estou me divertindo eles vão atrás. Estou percebendo que, além de pensarem nas competições, eles estão bem interessados em desenvolver a parte cultural”, observou Lara, que atualmente está trabalhando em uma empresa de marketing esportivo, mas não descarta uma volta às competições como atleta.

O programa dos Jovens Embaixadores é uma bem sucedida iniciativa do COI, colocada em prática pela primeira vez em Cingapura 2010, com 30 participantes. Agora, na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, 104 pessoas de diversos países foram selecionadas para servirem de modelo para os atletas.

Além de promover os Jogos Olímpicos da Juventude e os Valores Olímpicos em seus países, o papel dos Jovens Embaixadores é ajudar os atletas de suas seleções nacionais a tirar o máximo proveito de sua experiência do evento. Eles os incentivam a interagir com pessoas de diferentes esportes e origens, para absorver novas culturas e fazer parte de um programa único de atividades e oficinas, com sessões sobre alimentação saudável, prevenção de lesões, antidoping, carreiras no esporte, além do contato com a cultura chinesa e de todas as partes do mundo.

Fonte: COB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.