Josué Neto homenageia professores em data comemorativa e destaca aniversário de Parintins

(Foto: Danilo Mello – Aleam)

Primeiro orador da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (15), o presidente Josué Neto (PSD) fez duas homenagens especiais, aos professores pelo seu dia e ao município de Parintins pelo aniversário de 161 anos de fundação.

Em seguida, pontuou os avanços no sistema de segurança pública no governo Omar Aziz (PSD), que nesta semana teve dois eventos importantes, o início do curso de formação de 97 novos delegados e a nomeação de 60 novos defensores públicos.

O presidente lembrou o papel do professor na formação do cidadão e na qualificação dos profissionais que integram o mercado de trabalho, desde o ensino fundamental ao ensino superior. Em seguida informou que o governo, por meio da Secretaria de Educação, já tem projeto para o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da educação, que pode ser encaminhado ainda nesta semana à Assembleia Legislativa.

Definindo o parintinense como “um povo que vive da sua fé, do seu trabalho e das artes, principalmente no segmento das artes plásticas desenvolvida pelos bumbás Caprichoso e Garantido”, o presidente Josué Neto fez a segunda homenagem do dia ao município de Parintins, pelos 161 anos de sua fundação. “Além do folclore, além da fé, além da prosperidade, Parintins é também um dos municípios que mais recebe prêmios nacionais na educação”, destacou.

Em seguida, Josué Neto comentou a abertura do curso de formação de delegados, na segunda-feira (14), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa, manifestando a sua alegria pelo fato de o governo do Amazonas estar investido muito na questão da segurança. “Não é só o programa Ronda no Bairro, com suas viaturas e equipamentos, mas o aumento do efetivo policial e dos salários dos policiais”, disse.

De acordo com o presidente Josué Neto, até o início do governo Omar Aziz o efetivo policial girava em torno de cinco mil policiais. Omar convocou mais 2,5 mil e, até 2014 deve chegar a 10 mil o total de policiais militares no Estado. “Com isso, o governo vai dobrar o número de policiais militares no Amazonas, assim como está dobrando o número de delegados da polícia civil, o que vai beneficiar principalmente os amazonenses que moram nos municípios do interior”, avaliou Neto.

“Hoje, em vários municípios ainda temos os sargentos da PM como delegados, e não estamos menosprezando o trabalho deles, mas nós sabemos que o ideal é que o delegado do município tenha a formação de delegado de polícia”, argumentou Josué. O presidente também destacou a Defensoria Pública, que está recebendo 60 novos defensores para servir nos municípios do interior do Amazonas. “Em alguns municípios vamos ter pela primeira vez a presença de um defensor público, que são agentes fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, disse.

O presidente recebeu apartes dos deputados José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PROS), que reconheceram os investimentos do governo na área de segurança e cobraram também outras ações como o reforço de pessoal nas delegacias do interior e a segurança nas fronteiras do Amazonas, onde ficam países que são os maiores produtores de cocaína do mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.