Josué Neto convoca a Mesa Diretora para analisar Código de Ética

(Foto: Danilo Mello – Aleam)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), assinou nesta terça-feira (5) a proposta do Código de Ética Parlamentar e já determinou a sua assessoria a convocação dos membros da Mesa Diretora, para analisar o projeto que cria o instrumento regulador do comportamento ético e moral dos deputados, entregue no mês passado pela assessoria jurídica.

“Acabamos de assinar o Código de Ética e vamos levar à discussão com a Mesa, provavelmente amanhã (quarta-feira, 6)”, disse Josué Neto, determinando a convocação dos membros para as 10h.

Em sua justificativa, o deputado Josué Neto afirma a ética como um imperativo da moderna democracia republicana, atendendo aos princípios da moralidade e da legalidade. Esses princípios vêm sendo defendidos pelo presidente da Assembleia Legislativa em todas as ações e comportamentos do poder desde que assumiu a presidência em fevereiro deste ano.

A resolução contempla em seu bojo o reforço às salvaguardas necessárias ao exercício do mandato, bem como delimita as normas atinentes a tal exercício, assim como os comandos delineadores do comportamento dos deputados estaduais.

Define também as competências do Ouvidor-Corregedor e da Comissão de ética Parlamentar, as condutas incompatíveis com o decoro parlamentar e o processo disciplinar que pode ensejar a aplicação de pena a deputado, inclusive em relação a cassação de mandato.

Licença

O presidente Josué Neto (PSD) disse ainda que espera para esta quarta o anúncio oficial do pedido de licença do deputado Wanderley Dallas (PMDB), que vai assumir a Ouvidoria do governo do Estado. Questionado a respeito da suplência de Régis, Josué Neto disse que a Assembleia Legislativa não fez nenhum tipo de consulta ao TRE, por entender que Régis é o primeiro suplente, até porque ele já esteve como deputado nesta legislatura, no início de 2011.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.