José Melo inaugura monumento em homenagem a Jefferson Péres

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O senador Jefferson Péres ganhou na noite desta sexta-feira, dia 19 de março, um monumento em sua homenagem. A estátua de bronze foi inaugurada pelo governador em exercício, José Melo, no parque que também leva o nome do senador amazonense, no Centro da Cidade, em evento que contou com a presença de familiares, amigos e admiradores, além de autoridades, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O monumento é uma homenagem do Governo do Amazonas ao senador, falecido em 2008, e está situado de frente para a entrada que dá acesso principal ao Parque Senador Jefferson Péres, na avenida Lourenço da Silva Braga. A estátua em tamanho natural, sob um suporte de mármore, foi confeccionada, a pedido da família, pelo renomado artista plástico paulistano, Murilo Sá Toledo, que assina diversas estátuas de personalidades em vários estados brasileiros.

De acordo com José Melo, a homenagem é justa pela contribuição e o legado político e social deixado pelo senador à população Amazonense. “Hoje, a gente vive em mundo onde é cada vez mais raro pessoas com as qualidades do senador Jefferson Péres. Além de um bom amigo, ele era um servidor exemplar, um homem que cuidava da coisa pública com muito zelo e responsabilidade, um amazonense e brasileiro que muito engrandeceu o Congresso Nacional, por tanto um grande exemplo a ser seguido pela juventude”, disse Melo.

Para o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, além de um renomado político nacional, Jefferson Péres também deve ser lembrado por sua importância em outras áreas, como a educação. “Não se pode pensar nele exclusivamente como político, mas como o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como um intelectual, um nome na Academia Amazonense de Letras, no Clube da Madrugada, como jornalista que durante 40 anos escreveu suas colunas em jornais da cidade e como um grande pensador”.

Já a viúva do senador, Marlídice Peres, destacou o fato de Jefferson ser um defensor da preservação do Centro Histórico de Manaus. “Esse monumento incorpora a figura de Jefferson Péres ao cenário em que ele nasceu, viveu e tanto amou, que é o Centro Histórico da cidade”, disse Marlídice, ressaltando que o marido fora, em vida, um dos maiores entusiastas das obras de restauração do Centro promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.