José Melo entrega 1.555 títulos de terra e diz que caminha para recorde de 8 mil no próximo sábado

16-06meloManaus – Seguindo a programação de entrega títulos definitivos de terra em Manaus, o governador do Amazonas, José Melo, participou na manhã deste sábado, dia 14 de junho, da entrega de mais 1.555 documentos de posse definitiva de terra para famílias do Japiinlândia, Coroado, Glória, São Raimundo, Vila Marinho e Lírio do Vale.
Em evento realizado na quadra da Escola Estadual Major Silva Coutinho,em Petrópolis, zona sul, José Melo destacou que, até o próximo sábado (21), quando serão entregues mais 3.500 títulos no Zumbi, Puraquequara e Nova Vitória, zona leste, serão 8 mil famílias beneficiadas em menos de um mês, um recorde, segundo a Secretaria Estadual de Política Fundiária (SPF), que planejou, até o final deste ano, regularizar os terrenos de 30 mil famílias no Estado.

Semana passada, o Governo do Estado já havia entregue 2.370 títulos definitivos de terra para moradores das zonas oeste e centro-oeste, dentre os quais os bairros Nova Esperança, Dom Pedro, Bairro da Paz, Alvorada e Compensa. “Essa ação é considerada para mim uma das mais importantes desse Governo, porque cada família tem direitos que não pode abrir mão e a moradia é fundamental. O direito de poder bater no peito e dizer: esta terra onde eu moro é minha, da minha família e dos meus filhos. É um programa que começou na gestão do Omar (ex-governador Omar Aziz) e vai continuar. Somente este ano temos mais 11 mil títulos definitivos de terra para entregar na capital”, disse o governador.

O governador destacou a importância da posse definitiva da terra para o proprietário. “A pessoa não só pode melhorar a moradia, como adquirir financiamento para montar um negócio, porque agora ela tem um bem que pode ser dado como garantia”.

É o que pensa a funcionária pública Shirley Maria Viera de Souza, 45 anos. Ela conta que esperava pelo título definitivo de seu terreno há pelo menos 20 anos, mas que a espera valeu a pena. “Quando eu recebi o convite que chegou em casa pelos Correios, eu quase nem acreditava. É um momento de liberdade para todos. É a liberdade de ter algo em meu nome e daí em diante poder vender ou modificar a minha casa”.

Segundo o secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, a programação para o interior também será intensa a partir do mês de julho, quando 1.500 famílias de Novo Airão, irão receber o documento de posse definitiva de suas terras. Está previsto a entrega, ainda, de 6 mil títulos em outros 19 municípios e mais 11 mil em Manaus. “Toda essa programação está prevista para acontecer entre julho e dezembro, quando queremos atingir a casa de 30 mil documentos entregues”, garantiu o secretário.

Foto: Alex Pazuello/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.