Amazonense José Aldo, com direito a torcida organizada vence Zumbi e mantém o cinturão do UFC no Brasil

A capital amazonense viveu ontem a noite momentos de nervosismo e muita festa torcendo pelo lutador do bairro do Alvorada, José Aldo, que manteve pela quinta vez consecutiva o cinturão do UFC.

Os manauaras estavam de olhos grudados no programa Combate em todos os pontos da cidade, bares, lanchonetes, casas de amigos e vibraram com a grande vitória do lutador caboclo que teve direito a torcida organizada no octógono armado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Cinturão brasileiro

O amazonense venceu Chan Sung Jung, o “Zumbi Coreano” e o cinturão dos pesos-pena continuou no Brasil para a alegria da torcida brasileira, que lotou a HSBC Arena, no Rio de Janeiro para o UFC 163.

Com uma ágil trocação, os dois atletas iniciaram o 1º round com bastante velocidade e com muitos golpes no rosto. Com o seu estilo agressivo, Aldo atacou Jung, que ficou sem ação e quase foi levado ao chão. Faltando apenas sete segundos para o fim do assalto, Aldo atacou o coreano com bastante velocidade e encostou o adversário nas grades, mas não conseguiu nocautear seu oponente.

O mesmo clima foi mantido no início do 2º round, e os dois atletas atacaram mas não encaixaram seus golpes. Com uma boa defesa, Jung se esquivou das tentativas do brasileiro que não parava de atacar.

Aldo segurou o coreano pela cintura e o levou ao chão, onde imobilizou seu adversário e ao mesmo tempo aplicou vários socos no rosto do oponente. O brasileiro ficou até o final do 2º round na guarda do coreano.

No início do 3º assalto, os jabs de Aldo estavam bem rápidos, e um tocou o rosto do sul-coreano, que mesmo atingido se aproximou do brasileiro e tentou acertá-lo. Em uma esquiva mal feita de Jung, Aldo aproveitou para passar uma rasteira no rival e caiu na meia-guarda.

O brasileiro tentou um katagatame e depois passou a guarda. Jung retomou sua posição de domínio e tentou uma chave de braço sem êxito e assim foi encerrado o 3º round.

No 4º, o sul-coreano acertou um gancho e com uma joelhada voadora partiu para cima de Aldo, que aproveitou para segurá-lo e assim levou a luta para o solo. Jung caiu sentado com as costas na tela e se levantou aos poucos, mas continuou pressionado.

O brasileiro insistiu no double leg e usou sua própria perna para ajudar a desequilibrar o sul-coreano. O combate foi mais uma vez para o chão e a luta ficou travada, e assim, Herb Dean mandou os dois atletas para o centro do octógono.

Coreano irritado

Jung se irritou com as tentativas de queda e partiu com tudo para cima de Aldo, que defendeu, mas o deixou o pescoço exposto para uma guilhotina que não foi encaixada. O brasileiro seguiu pressionando para uma luta no solo, mas logo sua tentativa foi interrompida e os atletas voltam ao centro como mandou o árbitro.

No fim do 3º round Jung ainda arriscou outra joelhada voadora, mas o tempo terminou e assim foi iniciado o 4º assalto com uma overhand de Jung, que tocou o rosto do brasileiro.

Na sequência o sul-coreano tentou um cruzado, mas errou e Aldo respondeu com um gancho que pegou de raspão. O atual dono do cinturão dos pesos-pena tentou mais um jab que pegou em cheio no rosto do rival.

Aos 2 min Aldo conseguiu acertar dois chutes altos que derrubaram o coreano e assim o brasileiro pressionou o adversário, que se ajoelhou e tentou se defender sem sucesso. Com a pressão o Zumbi Coreano deslocou o ombro e recebeu diversos golpes no rosto que o levaram a um nocaute técnico.

O próximo

José Aldo assim deixou o cinturão dos pesos-pena no país, e ao ser perguntado sobre seu adversário declarou “O próximo (desafiante) eu não sei ainda, estou esperando eles decidirem”.

No card principal também lutaram John Lineker, que venceu José Maria na categoria peso-mosca por nocaute; Thales Leites ganhou do inglês Tom Watson por pontos na categoria peso-médio; o mineiro Cézar Mutante Ferreira venceu o carioca Thiago Marreta Santos com uma finalização por estrangulamento; e Lyoto Machida perdeu por pontos para o americano Phil Davis.

Amazonianarede – Redação – Terra)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.