Jogos Adaptados André Vidal de Araújo recebe inscrições gratuitas até o dia 15

A Prefeitura de Manaus realiza em vários complexos esportivos da Cidade, de 19 a 25 agosto, a II edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas).

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos, pois as inscrições para as atividades de 7 a 30 anos de idade seguem gratuitamente somente até a próxima segunda-feira, 15, pelo site http://semed.manaus.am.gov.br. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej),o projeto visa contribuir para a integração das Pessoas com Deficiência (PCDs).

Idealizado pela professora de Educação Física, Shirley do Amaral Souza Rosa, e tendo em sua direção geral o gestor Helivan Pinheiro Dantas, os Jogos Adaptados tiveram sua primeira edição realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2012, na Semana do Deficiente, e contou com a participação de 600 alunos. Este ano, segundo a gerente de atividades especiais da Semdej, Laila Bruna de Aguiar, o evento pretende reunir três mil pessoas, de 30 entidades.

“Os Jaavas tem um propósito muito bonito, que é de integrar pais, alunos e professores através do esporte e de atividades lúdicas. E principalmente, o evento quer oferecer um momento diferente, de construção social e com situações inusitadas. Mas é importante dizer que os Jogos não são voltados para o rendimento esportivo dos alunos, mas sim para a valorização da qualidade de vida e descontração dos participantes”, comentou Aguiar.

Além das 11 atividades adaptadas dos Jogos, como Bocha, Queimada, Tênis de Mesa, Goal Boll, Natação, Futsal, Voleibol, entre outros, o evento também apresentará duas ações inéditas que fazem parte da programação: A Jaavas Kids e a I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência.

“Todas as instituições podem inscrever quantas pessoas quiserem. O nosso objetivo é reunir o máximo de crianças, jovens e adultos, pois sabemos que ainda existem muitos PCD´s “em casa”, que não praticam nenhuma atividade e vivem isolados. Queremos chamar atenção dessas pessoas e socializar; incluir”, comentou a professora Shirley do Amaral, ao avisar que nove pessoas de outros estados, como do Rio de Janeiro e São Paulo, já garantiram sua vaga na Corrida. “A Corrida é para deficientes e não deficientes. Todos estão convidados”, disse.

Jaavas Kids

Os Jaavas Kids vão envolver crianças de 2 a 6 anos de idade. E as inscrições também podem ser feitas através do http://semed.manaus.am.gov.br, e seguem até 8 de agosto. O evento focado para os pequenos será realizado dia 24 de agosto, na quadra de esporte e na área da piscina da E.M. de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração), das 8h ao meio-dia.

O Jaavas Kids vai envolver natação adaptada de 25m livre, Arremesso da Bola ao Arco, Recolhendo as Bolas e Bola ao Cano.

I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência

A I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência será realizada no dia 25 de agosto, nas categorias masculino e feminino, com percurso de 5Km, sendo a largada e a chegada à frente da E.M. de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração s/n, próximo a Semed). As inscrições para a Corrida são limitadas a mil atletas e podem ser feitas até dia 28 de junho, no site www.endurancemanaus.com.br, ao valor de R$34. A largada para Deficientes Visuais e Cadeirantes, Masculino e Feminino, será às 7h25; e para os pelotões de Elite e Geral Masculino e Feminino, às 7h30.

Retirada do kit da Corrida

Os atletas inscritos receberão o kit do evento nos dias 23 e 24 de agosto, das 14h às 20h e das 9h às 14h respectivamente, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração, esquina com a Rua Maceió, s/n Vila Amazonas, Parque Dez). Os kits somente serão entregues mediante a apresentação de um documento de identidade, e do recibo de inscrição original.

(Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.