Já estão abertas as inscrições para o programa Amazonas Alfabetizado

Manaus – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está com inscrições abertas para o programa Amazonas Alfabetizado. Lançado para a capital e para 29 municípios do interior, o programa possibilitará a alfabetização para pessoas com idade superior a 15 anos de idade.

Para esta etapa inicial, serão disponibilizadas aproximadamente 25 mil vagas e as pessoas interessadas já podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de julho em pontos específicos de atendimento. De acordo com a Seduc, o programa é direcionado* a pessoas que por algum motivo nunca estudaram.

Conforme o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, o programa é mais uma importe ação lançada pelo Governo do Estado que pretende oportunizar escolaridade e alfabetização a pessoas adultas que por algum motivo não foram alfabetizadas na idade convencional. “Queremos oferecer esta oportunidade às pessoas e iniciamos o programa oferecendo 25 mil vagas para 30 municípios, já projetando a ampliação para todas as localidades do Amazonas”, informou.

Rossieli Soares da Silva explicou que as aulas do programa serão ministradas aos sábados, nos turnos matutino e vespertino e o curso terá a duração de seis meses, com certificação equivalente a 240 horas. Os alunos, segundo ele, terão acesso à formação em Língua Portuguesa, Matemática e também receberão conceitos de educação ambiental e cidadania.

Com previsão para iniciar as atividades no mês de agosto, em Manaus o programa será aplicado em 151 escolas e em 103 unidades educacionais dos 29 municípios do interior selecionados.

Inscrições – Em Manaus as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas nas secretarias das seguintes escolas estaduais: Luis de Camões, Major Silva Coutinho, Leopoldo Neves, Thomé de Medeiros Raposo, Vicente Telles de Souza, Júlia Bittencourt, Antônio Encarnação Filho, Dep. Josué Cláudio de Souza, Isaac Swerner, Maria Teixeira Góes, Frei Mário Moncceli, Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes Gonçalves, José Milton Bandeira, Waldock Fricke Lira, Prof. Roberto dos Santos, Octávio Mourão, Colégio Amazonense Dom Pedro II e Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

No interior do Estado, as pessoas interessadas podem se inscrever nas coordenadorias educacionais dos municípios que serão contemplados com o curso, sendo eles: Alvarães, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tapauá e Uricurituba.

Procedimento – Para se inscrever, é necessário ao interessado ter idade mínima de 15 anos e apresentar original e cópia de RG e CPF. Segundo a coordenação do programa, caso o interessado não possua, a documentação exigida poderá ser apresentada no decorrer do curso.

Segundo a coordenadora do programa Amazonas Alfabetizado, Roberta Prestes, a meta inicial é alfabetizar 26.597 pessoas. “Nos seis primeiros meses buscaremos alcançar esta meta entre jovens, adultos e idosos e para isso estamos, inclusive, visitando os municípios para divulgar as inscrições e convidar pessoas interessadas para participação”, informou Roberta Prestes, mencionando que 1.132 alfabetizadores e 168 coordenadores já foram selecionados e escalados para direcionar os trabalhos.

Para mais informações, a Seduc disponibiliza o telefone 3216-3615.

Postos de inscrição em Manaus:

Distrito 1

Colégio Amazonense Dom Pedro II Av. 7 de Setembro s/n – Centro
Instituto de Educação do Amazonas Rua Ramos Ferreira, Nº 875 – Centro

Distrito 2

E.E. Luis de Camões Rua 19 – Japiim 1
E.E. Major Silva Coutinho Rua Coronel Ferreira de Araújo – Petrópolis
E.E. Leopoldo Neves Av. Leopoldo Neves, Nº 39 – Santa Luzia

Distrito 3

E.E. Thomé de Medeiros Raposo Rua 3, Conj. Hiléia I – Redenção
E.E. Vicente Telles de Souza Av. Constantino Nery, s/n – São Geraldo

Distrito 4

E.E. Júlia Bittencourt Av. Brasil, Nº 2845 – Compensa 1
E.E. Antônio Encarnação Filho Av. Desemb. João Machado, Nº 211- Lírio do Vale 2

Distrito 5

E.E. Dep. Josué Cláudio de Souza Av. Beira Rio – Coroado 3
E.E. Dr. Isaac Swerner Rua J 79 – São José
E.E. Maria Teixeira Góes Rua Doutora Didia – Zumbi 3

Distrito 6

E.E. Frei Mário Moncceli Av. Grande Circular, Trecho 2 – Alfredo Nascimento
Aldeia Profª Ruth Prestes Gonçalves Av. Noel Nutels, Nº 51 – Cidade Nova 1
E.E. José Milton Bandeira Rua 7, s/n – Monte Sinai

Distrito 7

E.E. Prof. Waldock Fricke Lira Rua Santa Helena – Comunidade São Pedro
E.E. Prof. Roberto dos Santos Av. Margarita, Qd 160 – Nova Cidade
E.E. Prof. Octávio Mourão Rua Amazonino Mendes – Santa Etelvina

*Nestes locais, as inscrições podem ser realizadas nas secretarias das respectivas escolas durante o expediente escolar.

** No interior, as inscrições podem ser realizadas nas Coordenadorias Educacionais da Seduc.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.