Amazonas – O município de Itacoatiara (a 277 quilômetros de Manaus por via terrestre) necessita urgentemente de uma delegacia especializada de proteção à mulher, além de projetos voltados para a juventude, os idosos e produtores rurais. Essa foi a conclusão da Audiência Pública da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na “Velha Serpa”, na última sexta-feira (15).
De acordo com a presidente da Comissão da Mulher, deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB), o encontro foi importante por ampliar o alcance do Poder Legislativo ao interior. Depois do Careiro Castanho, Iranduba, Parintins e Manacapuru, Itacoatiara foi o quinto município a receber a vista da comissão presidida por Alessandra.
“A Audiência Pública constatou que o município de Itacoatiara necessita de uma delegacia da mulher, conforme pediram os movimentos sociais presentes. Além disso, os participantes apontaram, entre outros assuntos, a falta de projetos para a juventude, os idosos e produtores rurais, que têm muita dificuldade de financiamento e estrutura para escoamento da produção”, comentou a parlamentar.
Alessandra vai apresentar um resumo da audiência pública durante os trabalhos desta semana na Assembleia. Todas as demandas dos moradores e moradoras de Itacoatiara serão transformadas em requerimentos, indicações ao Governo do Estado e projetos de lei.
Estatuto do Idoso
Para Edna Reis, representante do grupo de idosos Kaila (bairro Jauary), a principal dificuldade desse segmento social é o não cumprimento do Estatuto do Idoso. Ela também apontou a falta de espaços públicos para convivência e atendimento dos idosos do município.
“Temos uma lei em vigor, mas aqui em Itacoatiara, infelizmente, o Estatuto do Idoso não é efetivado em diversas áreas. Precisamos de um centro de convivência para que os idosos tenham um espaço para atendimento, melhoria da qualidade de vida e garantia de seus direitos”, enfatizou Edna.
Infraestrutura
O estudante de Pedagogia Thiago Ferreira denunciou, além da falta de oportunidades para os jovens, a precariedade da infraestrutura dos bairros de Itacoatiara.
“Ao contrário das propagandas oficiais, na verdade a infraestrutura do município está precária. Basta andar em algumas ruas de bairros para você ver os buracos, mato cobrindo as pistas, impedindo que carros, motos e pedestres consigam trafegar. Também temos muitos problemas na saúde e na educação”, denunciou Thiago.
Denúncias
O vereador Francisco Rosquilde Pessoa Araújo (PT) denunciou três problemas durante a Audiência Pública. O primeiro é o atraso nos salários dos médicos e enfermeiros, que desde o mês de março não recebem da Prefeitura de Itacoatiara – a cooperativa que representa esses trabalhadores não teria recebido o repasse.
O parlamentar também cobrou a continuidade do projeto das Academias ao Ar Livre. O município foi contemplado com seis unidades, mas só duas foram implantadas pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). As bases das academias foram colocadas, mas os aparelhos não chegaram a Itacoatiara até agora.
O vereador também pediu apoio da deputada Alessandra para a execução do projeto de reforma e ampliação do centro recreativo do Jauary, que teve uma emenda de R$ 500 mil do ex-deputado federal Francisco Praciano (PT). O projeto também está nas mãos da Sejel.
Amazonainarede-Aleam