Ipaam resgata coruja ferida

(Foto: Tirada pelo veterinário Diogo Lagroteria)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) fez o resgate de uma coruja ferida por tiro de espingarda, na Avenida do Pontal, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

A coruja murucututu, da espécie Pulsatrix Perspicilata, foi resgatada pela analista ambiental do Ipaam Renata Minematsu e se recupera bem.

A analista ambiental estava no plantão na gerência de fauna do Ipaam, no dia 2 de novembro, quando o chamado aconteceu. A ligação era do morador Jorge Luiz, proprietário da chácara Três Meninas, onde a coruja foi resgatada.

O morador relatou que a coruja apareceu na sua propriedade pela manhã do sábado (2) e logo que a viu percebeu que a ave estava machucada, então ele a pegou e levou para um depósito na sua residência e só depois entrou em contato com o Ipaam, solicitando o resgate.

A analista Renata Minematsu foi até o endereço e realizou o resgate em domicílio. A coruja, que não conseguia voar, pois estava com a asa machucada, foi levada para o Ipaam e o Instituto a encaminhou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Manaus, para avaliação e cuidados especiais.

Para a analista ambiental, o resgate de um animal que se encontra ferido requer cuidados importantes. “Como a coruja estava machucada e não conseguia voar foi fácil capturá-la, porém, tendo ela bicos e garras fortes, é sempre prudente utilizar luvas de raspa de couro para não correr o risco de se machucar”.

Resgates – Só neste ano, de julho a setembro, a Gerência de Fauna do Ipaam deu valor à vida silvestre e resgatou, em três meses de funcionamento, cerca de 192 animais silvestres na cidade de Manaus, colaborando para que as espécies continuem a perpetuar a biodiversidade da fauna da nossa capital.

Os serviços de resgate de animais silvestres realizados pela Gerência de Fauna do Ipaam podem ser acionados pelos telefones 2123-6739, nos dias de semana, durante o horário de expediente do órgão (das 8h às 17h) e pelo telefone 2123-6700, nos dias de semana à noite e também aos sábados, domingos e feriados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.