Manaus, AM – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) encerrou, nesta sexta-feira (26/01), o projeto Puxirum Ambiental, que teve início na última segunda-feira (22) nas escolas municipais Maria Izabel Cordeiro, no ramal da Cooperativa, e Neuza dos Santos Ribeiro, no ramal do Pau-Rosa, localizadas no Projeto de Assentamento (PA) Tarumã-Mirim, zona rural, no quilômetro 21 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
De acordo com o gerente de Controle Agropecuário (Gecap) do órgão, Arivan Reis, aproximadamente 200 pessoas foram atendidas na ação, sendo 81 emissões de processos de Licenciamento Ambiental Único (LAU) e 50 inclusões no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O objetivo foi facilitar o acesso dos agricultores a essas documentações na localidade para que eles não tenham trabalho de ir até Manaus”, explicou.
O evento contou a parceira do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), com o trabalho de emissão de 65 Carteiras do Produtor e a orientação sobre atividades na área da piscicultura, e do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra), que atendeu 75 pessoas com o serviço de regularização de ocupação fundiária de novos lotes no Assentamento Tarumã-Mirim.
Novo Código Florestal
Arivan Reis informou que, o novo Código Florestal, a partir de 2017, estabelece que, àqueles que não fizerem o CAR, não podem obter créditos junto às instituições financeiras para investimentos nos seus empreendimentos.
Também participaram da ação a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho dos Assentados do PA Tarumã-Mirim, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manaus e contou com apoio da cooperação Técnica Alemã GIZ.
Amazonianarede-Secom