Intervenções viárias garantem infraestrutura da cidade para a Copa em Manaus

Obras por todos os bairros
Obras por todos os bairros

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu uma série de obras na cidade para a melhoria da mobilidade da população e também visando melhor atender os turistas e profissionais que estão chegando a capital para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Os trabalhos de infraestrutura começaram ainda no ano passado e contemplam intervenções viárias e ainda a revitalização de pontos turísticos da cidade para o Mundial.

Só no chamado Quadrilátero da Copa, a Seminf atuou com cinco frentes de obras, em 15 avenidas, que compreendem trechos que vão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, passando pela Arena da Amazônia Vivaldo Lima, Complexo Turístico Ponta Negra e o Centro, totalizando 62,5 quilômetros de vias totalmente recapeadas. Paralelamente ao projeto, a prefeitura também pavimentou outros corredores da cidade, como as Avenidas André Araújo, Ephigênio Salles e Professor Nilton Lins.

Além do recapeamento, as avenidas do “Quadrilátero da Copa” também receberam nova iluminação pública, ordenamento das calçadas, projeto de mobilidade urbana, sinalização bilíngue e humanização dos espaços públicos. No trecho específico da Avenida Pedro Teixeira, além da pavimentação, a Seminf trabalhou ainda na reciclagem da sub-base asfáltica com reforço em solo cimento. Com isso, o logradouro tem a capacidade para um maior fluxo de veículos pesados.

Já em frente à Arena Amadeu Teixeira, no terreno cedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a alça de acesso ao bairro Alvorada foi expandida em mais 150 metros. A intervenção foi um pedido da Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP-Copa). Por conta disso, a rua que fica em frente à Arena Amadeu Teixeira, no sentido Centro-bairro, ganhou uma calçada maior, conforme exigência da FIFA.

11-06maoOs canteiros centrais das avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Torquato Tapajós também receberam reparos com troca de sarjeta, meio-fio e calçada. Na Avenida Djalma Batista, as calçadas foram ampliadas somando três metros de largura. Elas contam com rampas de acessibilidade, guarda-corpo e nova sinalização com taxas de demarcação do pavimento, com exceção de alguns trechos pontuais que ainda estão em fase de desapropriação, onde a situação requer um pouco mais de tempo.

Outra ação da Prefeitura de Manaus para a melhoria da mobilidade da cidade é a implantação do Bus Rapid System (BRS), que está sendo adotado nos principais corredores da cidade. Após sua total implantação, a velocidade dos ônibus na capital deve triplicar.
Terminais também passaram por reforma.

Como parte das ações que visam melhorar o transporte coletivo da cidade, três terminais de passageiros também foram reformados: o T3, localizado na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova I, zona Norte; T5, no bairro São José 1, zona Leste, já reinaugurados e o T4, situado na avenida Camapuã, s/n°, Jorge Teixeira, zona Leste, com previsão de inauguração para os próximos dias. Os três receberam melhorias com a reforma das plataformas, implantação de nova iluminação de vapor metálico dando mais claridade e segurança aos usuários do transporte público. As estruturas também receberam serviços de recuperação do telhado e dos gradis nas áreas externas e internas, pintura geral dos espaços físicos, reforma dos banheiros públicos e ainda o recapeamento total das vias internas.

11-06mao2Pontes com nova estrutura

Outra reforma completa foi feita nos dois lados da ponte sobre o igarapé da Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, zona Oeste. As reformas foram realizadas por etapas e compreenderam a demolição do pavimento asfáltico e reforço estrutural dos blocos de fundação das vigas longitudinais, transversais e tabuleiro. Para ornamentar as pontes, além das estruturas metálicas em forma de arco dos dois lados, as estruturas ganharam iluminação de LED, por meio de luminárias e refletores devidamente posicionados, sinalizações e pintura.

A ponte do bairro de São Jorge é uma das principais rotas para se chegar ao Complexo Turístico Ponta Negra, também na zona Oeste. Com obras de revitalização, a segunda etapa da Ponta Negra foi entregue à população em dezembro do ano passado. O parque irá sediar o maior evento cultural da cidade durante os jogos da Copa: a FIFA Fan Fest™. Ainda nesta área, uma ponte está sendo construída como opção de acesso do complexo à Avenida do Turismo, passando pelo Condomínio Alphaville. A estrutura será opção para quem for à FIFA Fan Fest.

Pontos turísticos revitalizados

Pontos turísticos também foram reformados pela Prefeitura de Manaus: o Parque do Mindu, Parque dos Bilhares e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O Parque do Mindu, reinaugurado no último dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, passou por reforma de sua estrutura física, o que inclui auditório, biblioteca, anfiteatro, chapéu de palha, orquidário, passeios públicos, além de pontes e trilhas. Obras de revitalização ocorreram também no Parque dos Bilhares.

Já o Mercado Adolpho Lisboa, localizado no centro da cidade, reabriu para população no dia 24 de outubro do ano passado, data em que se comemora o aniversário de Manaus. Os cinco mil metros quadrados do “Mercadão” contêm 64 boxes distribuídos no Pavilhão Central, 20 no do Peixe, 22 no da Carne, 24 no das Hortifruti, duas praças de alimentação cada uma com 11 boxes, duas bombonieres, dois restaurantes, além dos Pavilhões Pará e Amazonas. Por ser um dos principais patrimônios históricos da capital amazonense, a reforma não alterou sua construção.

Fotos: Alexandre Fonseca /Altemar Alcantara/Karla Vieira/Tácio Melo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.