Embarcações do PrevBarco levam serviços previdenciários e perícias médicas a comunidades isoladas do estado até dezembro.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o atendimento itinerante por barco para populações ribeirinhas da Amazônia. O programa PrevBarco, em vigor há 28 anos, leva serviços previdenciários a moradores de locais de difícil acesso, evitando que precisem enfrentar longas viagens até uma agência física.
Até dezembro, três embarcações vão percorrer rios do Amazonas realizando cerca de 100 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Todos os serviços oferecidos em uma agência convencional estarão disponíveis — como perícia médica, pedidos de benefícios e atualização cadastral.
Cada barco conta com salas de atendimento, consultório para perícia médica, acesso à internet e energia própria. A equipe é formada por assistente social, peritos médicos federais e técnicos do seguro social.
O superintendente do INSS para as regiões Norte e Centro-Oeste, Iracemo Coelho, destacou que o PrevBarco oferece uma gama completa de serviços previdenciários, incluindo “análise de salário-maternidade, pensão, aposentadorias, perícia médica e benefícios assistenciais, com o diferencial de que o resultado sai na hora, sem a necessidade de agendamento prévio”.
Atendimento para vítimas de descontos ilegais A partir de 24 de agosto, os ribeirinhos que foram vítimas de descontos ilegais feitos por associações poderão realizar o acordo de ressarcimento diretamente no PrevBarco.
Segundo o superintendente, as embarcações também passarão a realizar um atendimento que hoje é feito apenas pelo número 135 e nas agências dos Correios. “Será mais um canal para atender justamente essa população que tem mais dificuldade”, afirmou.
Primeiras cidades atendidas
A primeira missão começou com o barco Manaus II, que esteve em Silves no início de agosto e, desde o dia 11, atende a população de Itapiranga. O Manaus III também iniciou atividades em Alvarães.
A partir de 18 de agosto, as três embarcações estarão em ação simultaneamente, atendendo municípios como São Sebastião do Uatumã, Uarini, Humaitá, Manicoré, Maués, Parintins, Tabatinga e outros.
Confira o calendário completo:
4 a 8 de agosto – Silves
11 a 15 de agosto – Itapiranga e Alvarães
18 a 22 de agosto – São Sebastião do Uatumã e Uarini
18 agosto a 5 setembro – Humaitá
25 a 29 de agosto – Urucará
25 agosto a 5 setembro – Jutaí
1º a 5 de setembro – Nhamundá
8 a 19 de setembro – Manicoré e Tonantins
8 a 26 de setembro – Maués
22 setembro a 3 outubro – Novo Aripuanã e Santo Antônio do Içá
29 setembro a 3 outubro – Boa Vista do Ramos
6 a 17 de outubro – Barreirinha, São Paulo de Olivença e Borba
20 a 31 de outubro – Nova Olinda do Norte, Tabatinga e Parintins
3 a 14 de novembro – Urucurituba, Atalaia do Norte e Autazes
17 a 28 de novembro – Benjamin Constant
17 novembro a 5 dezembro – Itacoatiara
17 novembro a 19 dezembro – Manacapuru
1º a 5 de dezembro – Amaturá
8 a 19 de dezembro – Fonte Boa
Acordo garante apoio a indígenas em melhorias na saúde e educação no sul do AM
amazonianarede
Por g1 AM