Inovamazonas promove encontro de negócios entre empresários locais e investidores

Manaus – Um dos destaques da programação deste ano do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas/2012), que inicia nesta terça-feira (06) e encerra no próximo dia oito, será a realização do Fórum de Investidores. O objetivo é colocar frente a frente empresários regionais e investidores convidados de maneira a incentivar novos negócios e contribuir para a geração de emprego e renda na região. O evento ocorrerá na sede do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

O Inovamazonas é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Sebrae-AM.

Para o fórum de investidores, que será realizado no dia oito (quinta-feira), estão confirmadas a participação de nove empresários de diferentes segmentos, como Tecnologia da Informação (TI), fitocosméticos, alimentos e bebidas, e mecânica. Os investidores convidados atuam no ramo de investimentos de risco e são oriundos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá ainda um investidor internacional, da Suíça.

O chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM e coordenador do evento, Kleber Abreu, explica que a sistemática do fórum compreenderá a realização de reuniões fechadas, previamente agendadas, com duração de 15 minutos. Na ocasião, os empresários amazonenses terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços para os investidores, tendo como base um modelo de apresentação padrão. “Trata-se de um momento de negociação inicial, onde se tem a perspectiva de que estes potenciais interesses possam vir a se tornar negócios, após um período de conversa e readequação de foco”, afirma.

De maneira a garantir que as apresentações sejam feitas de forma criativa, os empresários receberam treinamento promovido pela SECTI em conjunto com o Núcleo de Geração de Negócios do CBA. A finalidade foi orientar sobre a melhor maneira de conduzir a apresentação de seus produtos/serviços e assim, atrair o interesse dos potenciais investidores.

Fundo de Capital de Risco

Além da realização do Fórum de Investidores, outro objetivo do Inovamazonas é estimular a criação de um Fundo de Capital de Risco (Investamazonas) e a geração de uma Carteira de Investidores Anjos para o estado do Amazonas.

Para orientar a criação do Fundo de Capital de Risco foi firmada parceria com o Criativos – empresas competitivas que possuem um selo de diferencial mercadológico e representam empresas com alto potencial criativo. Essa parceria está possibilitando trazer para o evento empresários renomados que ministrarão palestras sobre temas de interesse para quem se interessa pela temática da inovação tecnológica. “O primeiro momento para a criação de um fundo é aprender com os fundos de investimentos tradicionais, por isso que estamos trazendo alguns representantes destes para que possamos nos espelhar em modelos de sucesso”, explica Kleber Abreu. De acordo com ele, a segunda etapa será encontrar players regionais que tem interesse em participar da carteira de investidores anjos.

As palestras ocorrerão na quarta-feira (07), no horário das 9h às 16h, e terão como temas “Capital de Risco X Realidade Local”, “Investidor-Anjo do Amazonas”, “Criação de Fundo de Capital de Risco – Investamazonas”, entre outros.

Solenidade de abertura

A abertura do Inovamazonas/2012 ocorrerá nesta terça-feira (06), às 19h, sendo marcada pela palestra “Para Mudar o Futuro da Amazônia”, a ser proferida por Jacques Marcovitch, professor da Universidade de São Paulo (USP), que se dedica ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação, com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental. Os interessados em participar das palestras podem se inscrever gratuitamente até hoje (05 de novembro) no site do evento.

Sobre o Inovamazonas

O Inovamazonas é destinado a empresários, dirigentes institucionais, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática da inovação tecnológica. O evento visa a atender a necessidade da aproximação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com o setor produtivo, incentivando o fortalecimento de empresas da região.

Serviço:

Evento: III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas)
Tema: “Investidores de Risco”
Data: 6, 7 e 8 de novembro de 2012
Local: Avenida Leonardo Malcher, n° 924, Centro – Manaus
Site oficial:www.inovamazonas.com.br 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.