Indústria de transformação do AM sofre queda já esperada

24-06indlManaus – Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE-AM) mostram que, no mês de maio de 2014, o saldo de empregos no Estado sofreu queda de 2.604 postos de trabalho, número 37% maior em comparação com o mês de abril, tal resultado é devido às demissões nos setores da indústria de transformação (-2.266 postos) e da construção civil (-356 postos). Apesar dos números negativos da indústria e construção, os setores de comércio e serviços mantiveram saldo positivo.

O mês de maio é o pior para a indústria de transformação desde dezembro do ano passado, quando o setor sofreu redução de 2.369 vagas celetistas,

“Os resultados negativos já eram esperados, pois, no início do ano, tivemos resultados positivos no número de contratações, que produziram o estoque para épocas sazonais como dia das mães e a Copa do Mundo, mas espera-se um aumento no número de admissões já pensando na produção do estoque de fim de ano”, afirmou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas Substituto, Breno Ortiz.

Com as finalizações do restante das obras da Copa e com as demissões no setor imobiliário, o setor de construção civil manteve saldo negativo, porém com melhores resultados se comparado com o mês de abril, onde o saldo foi de -1.021 postos de trabalho.
O setor de serviços manteve saldo positivo de 41 postos de trabalho, resultado decorrente do bom desempenho do subsetor de alojamento, que criou 277 vagas de emprego. O comércio também continua em alta, principalmente no subsetor atacadista, que criou 54 vagas celetistas.

“O saldo positivo nesses setores é impulsionado principalmente pelos eventos que estão ocorrendo e os que ainda virão, como a copa do mundo e o festival de Parintins, a expectativa é que o saldo de empregos melhore ainda mais nessas áreas”, concluiu Breno Ortiz.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.