Manaquiri,AM – Revoltados com a falta de respeito e atenção da Prefeitura de Manaquiri, com a educação e em especial com a indígena , um grupo de índios se reuniu e resolveu realizar uma manifestação na cidade, em defesa dos professores da rede municipal de sino de Manaquiri. A manifestação, contou com o apoio da população não indígena.
Com faixas e cartazes, nove etnias, entre elas a Apurinã, Ticuna e Saterê, se reuniram para cobrar um posicionamento das autoridades.
Pedro Santa Rita, líder da aldeia Cainã, disse que eles reivindicam o pagamento dos salários dos professores das áreas indígenas que estaria atrasado há mais de três meses. Os manifestantes denunciam também a falta de transporte escolar e péssimas condições das escolas na cidade.
Líder da aldeia Cajual e pai de aluno Evilazio Monteriro afirma que as aulas estão suspensas.
O secretário Municipal de Administração, Luiz Neves, chegou a comunicar aos líderes indígenas que o pagamento atrasado já estaria na conta dos professores, mas não convenceu o grupo que decidiu ocupar a prefeitura.
Após negociação, o grupo desocupou a sede do órgão por volta das 20h, depois que o prefeito, Guina Pureza, se comprometeu em fazer o depósito. A Prefeitura prometeu ainda regularizar nesta quarta-feira (18) os pagamentos atrasados.
Amazonianarde-TVAM