Manaus, AM – Todos os dias, ao menos, 30 agentes de limpeza da Prefeitura de Manaus atuam nos igarapés que cortam a cidade, retirando, em média, 25 toneladas de resíduos que são encaminhados para o Aterro Municipal.
Dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) revelam que de janeiro a abril deste ano já foram retiradas 3.214 toneladas de resíduos dos igarapés, superior ao ano passado, com 3.116 toneladas.
Conscientização
Além da ação diária dos agentes de limpeza, a prefeitura também tem reforçado as atividades de conscientização em todos os bairros da capital, alertando a população sobre a importância de não se jogar lixo nas ruas ou margens dos igarapés. Equipes de educação ambiental e o grupo teatral da Semulsp “Garis da Alegria” fazem esse trabalho de sensibilização.
Segundo o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças, os serviços são intensificados nesse período de cheia dos rios. “O nosso trabalho é constante durante todo o ano e, especificamente, nesse período de cheia dos rios nós destinamos uma atenção maior para os igarapés”, afirmou. “É um trabalho intenso que, por mês, retira uma média de 887 toneladas de lixo das águas. Esses resíduos são decorrentes do lixo que muitas pessoas jogam nas ruas”, completou.
Amazoninarede-emcom