Idosos participam da abertura da 2ª edição do Jipi

Aproximadamente 300 idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI) participaram da abertura da 2ª edição dos Jogos Internos do Parque do Idoso (Jipi), na manhã desta quarta-feira, 24, no ginásio do PMI, na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Os gerontoatletas disputarão 20 modalidades esportivas adaptadas, até a próxima sexta-feira, 26, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Na cerimônia de abertura, houve o desfile dos atletas, que cantaram o Hino Nacional e fizeram o juramento, a apresentação cênica dos funcionários do PMI, queima de fogos e o acendimento da Pira Olímpica, oficializando o início do Jipi 2013.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, parabenizou a participação dos usuários e profissionais do PMI na cerimônia de abertura do Jipi 2013. De acordo com ela, as preparações para os jogos começaram no início deste ano com a elaboração do calendário anual de atividades da instituição. “Por meio do Jipi, queremos reforçar nossos objetivos diários no Parque, que são de oferecer atividades físicas, artísticas e culturais aos nossos frequentadores, além de promover a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa. Esperamos que se sintam cada vez mais motivados a praticar exercícios físicos e desenvolvam o espírito desportivo”.

A técnica em administração aposentada, Maria de Lourdes Bravos da Silva, 70, fez o juramento do atleta e disse que se emocionou, porque relembrou os momentos da juventude. Na 1ª edição do Jipi, em 2012, ela foi medalhista de ouro no tênis de mesa e de prata nas modalidades de gerontovolei e dominó. “Há dez anos frequento o Parque. Adoro praticar exercícios físicos, fazer esportes. Sempre gostei. Fiquei muito emocionada pela responsabilidade de fazer o juramento, eu vivi minha juventude”, relatou ao afirmar que, neste ano, participará das competições de bola ao cesto, tênis de mesa, dominó e lance livre.

O bancário aposentado, Márcio Garcia, 65, acendeu a pira olímpica e disse que o esporte sempre fez parte da vida dele. Ele contou que no ano de 1969 participou do campeonato de futebol e que já foi jogador do Nacional e do São Raimundo. “Quando larguei o futebol, virei bancário, mas nunca abandonei o esporte. Os jogos do Parque são importantes para estimular a prática de exercício e o esporte. É importante que o pode público incentive cada vez mais o esporte e a terceira idade”.

Programação

Nesta quarta-feira, 24, haverá as modalidades adaptadas de bocha, argola, lançamento ao alvo, boliche, taco no disco, lance livre na cesta dominó e xadrez. No dia 25, terá as disputas no tênis de mesa, chute ao gol, futpênalti e gerontovoleibol.

E no último dia, sexta-feira, 26, terão atletismo (50m, revezamento 50m, lançamento de pelota) e natação (25m livre, revezamento, 15m livre e revezamento). A 2ª edição do Jipi será encerrada com a Tarde Dançante, no ginásio do PMI, na sexta-feira, 26, das 15h às 19h, em que o DJ Gatão animará o público ao som de todos os ritmos e haverá um concurso de dança.

Assessoria de Comunicação FDT
Foto: Altermar Alcântara/ Semcom 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.