Aproximadamente 300 idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI) participaram da abertura da 2ª edição dos Jogos Internos do Parque do Idoso (Jipi), na manhã desta quarta-feira, 24, no ginásio do PMI, na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
Os gerontoatletas disputarão 20 modalidades esportivas adaptadas, até a próxima sexta-feira, 26, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Na cerimônia de abertura, houve o desfile dos atletas, que cantaram o Hino Nacional e fizeram o juramento, a apresentação cênica dos funcionários do PMI, queima de fogos e o acendimento da Pira Olímpica, oficializando o início do Jipi 2013.
A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, parabenizou a participação dos usuários e profissionais do PMI na cerimônia de abertura do Jipi 2013. De acordo com ela, as preparações para os jogos começaram no início deste ano com a elaboração do calendário anual de atividades da instituição. “Por meio do Jipi, queremos reforçar nossos objetivos diários no Parque, que são de oferecer atividades físicas, artísticas e culturais aos nossos frequentadores, além de promover a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa. Esperamos que se sintam cada vez mais motivados a praticar exercícios físicos e desenvolvam o espírito desportivo”.
A técnica em administração aposentada, Maria de Lourdes Bravos da Silva, 70, fez o juramento do atleta e disse que se emocionou, porque relembrou os momentos da juventude. Na 1ª edição do Jipi, em 2012, ela foi medalhista de ouro no tênis de mesa e de prata nas modalidades de gerontovolei e dominó. “Há dez anos frequento o Parque. Adoro praticar exercícios físicos, fazer esportes. Sempre gostei. Fiquei muito emocionada pela responsabilidade de fazer o juramento, eu vivi minha juventude”, relatou ao afirmar que, neste ano, participará das competições de bola ao cesto, tênis de mesa, dominó e lance livre.
O bancário aposentado, Márcio Garcia, 65, acendeu a pira olímpica e disse que o esporte sempre fez parte da vida dele. Ele contou que no ano de 1969 participou do campeonato de futebol e que já foi jogador do Nacional e do São Raimundo. “Quando larguei o futebol, virei bancário, mas nunca abandonei o esporte. Os jogos do Parque são importantes para estimular a prática de exercício e o esporte. É importante que o pode público incentive cada vez mais o esporte e a terceira idade”.
Programação
Nesta quarta-feira, 24, haverá as modalidades adaptadas de bocha, argola, lançamento ao alvo, boliche, taco no disco, lance livre na cesta dominó e xadrez. No dia 25, terá as disputas no tênis de mesa, chute ao gol, futpênalti e gerontovoleibol.
E no último dia, sexta-feira, 26, terão atletismo (50m, revezamento 50m, lançamento de pelota) e natação (25m livre, revezamento, 15m livre e revezamento). A 2ª edição do Jipi será encerrada com a Tarde Dançante, no ginásio do PMI, na sexta-feira, 26, das 15h às 19h, em que o DJ Gatão animará o público ao som de todos os ritmos e haverá um concurso de dança.
Assessoria de Comunicação FDT
Foto: Altermar Alcântara/ Semcom