
Magistrado Antônio Rudimacy afirmou que prisão é ‘imprescindível’ para a preservação do processo
São Paulo- Na decisão que autorizou a prisão do influenciador Hytalo Santos e do marido, Israel Nata Vicente, o juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, do Tribunal de Justiça da Paraíba, afirmou que o casal agiu para destruir provas e atrapalhar as investigações. Os dois foram presos preventivamente nesta sexta-feira (15) em São Paulo.
“Os representados têm adotado condutas reiteradas para dificultar o esclarecimento da verdade, valendo-se de práticas ilícitas, como a tentativa de destruição de documentos e aparelhos eletrônicos, esvaziando às pressas a residência e ocultando valores e veículos utilizados”, destacou o juiz, em trecho da decisão ao qual o R7 teve acesso.
Além disso, o magistrado ressaltou que a gravidade das ações praticadas demonstra que a prisão é indispensável para assegurar o recolhimento de provas e evitar que possíveis interferências comprometam o andamento regular do processo.
A decisão também menciona que os promotores que solicitaram as prisões justificaram a medida como necessária para impedir a intimidação de testemunhas, “situações que já vêm ocorrendo desde que os investigados tomaram conhecimento da existência da investigação em seu desfavor”.
Para o magistrado, as medidas cautelares se justificam para assegurar a regularidade do procedimento investigativo. “Os atos praticados, incluindo a destruição deliberada de documentos e as tentativas de coação de testemunhas, revelam uma clara intenção de inviabilizar a apuração da verdade real e comprometer a efetividade do processo judicial”, pontuou.
A defesa de Hytalo disse que não teve acesso ao conteúdo da decisão, mas afirmou que o influenciador é inocente. “Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário”, disseram os advogados.
Entenda o caso
O nome de Hytalo Santos voltou a ganhar destaque após a publicação de um vídeo do influenciador Felca sobre a “adultização” de crianças nas redes sociais.
No material, Felca aponta Hytalo como um dos protagonistas na exploração de conteúdos envolvendo crianças, exibidas de forma vexatória ou sexualizada. Ele também mostra como o algoritmo favorece a entrega de produções feitas por menores de idade a redes de pedófilos.
Na manhã desta sexta-feira (15), o vídeo de Felca já contava com mais de 40 milhões de visualizações. Na terça-feira (12), Santos teve suas contas desativadas no Instagram e no TikTok.
“A plataforma já havia removido suas contas antes de qualquer denúncia: a original, em abril de 2023, e uma alternativa, criada em junho de 2025. Isso ocorreu mais de um mês antes do documentário de Felca e de toda a comoção em torno do tema”, informou a rede social ao R7.
Saiba quem é o influenciador
Hytalo é conhecido por ostentar sua rotina nas redes sociais ao lado de jovens que chama de “filhos”. Ele é investigado pelo MPPB (Ministério Público da Paraíba).
Uma das adolescentes exibidas por ele causou polêmica ao anunciar que estava grávida. Aos 17 anos, ela mantém um relacionamento com Hyago Santos, irmão de Hytalo. O caso ocorreu em maio de 2025.
amazonianarede
Do R7 Portal d24am