O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) esclarece que, apesar do início do horário de verão, não haverá alteração no tempo de votação no Estado, que deve ocorrer das 8h às 17h, obedecendo à hora local.
A mudança influenciará apenas na divulgação do resultado da Eleição para presidente da República, que deve ocorrer em todo o país somente após a finalização da votação no Acre, às 17h, quando serão 20h no horário de Brasília.
A informação é dada pelo órgão por meio de sua assessoria de comunicação.
Com o início do horário de verão, no dia 19 de outubro, o Acre ficou com três horas de diferença em relação a Brasília. Com isso, as cidades que possuem o mesmo horário da capital federal terão de aguardar o fim da votação dos acreanos para iniciar a divulgação do resultado do segundo turno da Eleição para o cargo de presidente.
A determinação partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está prevista no artigo 210 da Resolução 23.399, que diz: “Os dados do resultado para o cargo de Presidente da República serão liberados somente a partir das 17 horas do fuso horário do Acre. Já os dados de resultado para o cargo de governador estarão disponíveis a partir das 17 horas do fuso horário da respectiva Unidade da Federação”.
A mesma determinação valeu para o primeiro turno das Eleições. A diferença é que a apuração das urnas teve início às 19 horas (sem horário de verão).
A medida visa assegurar que todos os Estados finalizem a votação, sem sofrer possíveis influências a partir da divulgação de resultados de Estados que concluíram a votação com três horas de antecedência.
A nota informa ainda que quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo turno das Eleições, devendo comparecer às suas respectivas seções munidos do título de eleitor e documento oficial com foto.
Por: Val Sales – Jornal Página 20