Homem prefere prisão a devolver R$ 5,5 milhões recebidos por engano

(Foto: Divulgação) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/homem-prefere-prisao-a-devolver-r-55-milhoes-recebidos-por-engano/

O caso gerou suspeitas nas autoridades financeiras, levando à abertura de investigação e, posteriormente, a um processo judicial

Nigéria – O nigeriano Ojo Eghosa Kingsley foi condenado depois de se recusar a devolver 1,5 bilhão de nairas (aproximadamente R$ 5,5 milhões) que foram depositadas por engano em sua conta bancária. O caso gerou suspeitas nas autoridades financeiras da Nigéria, levando à abertura de investigação e, posteriormente, a um processo judicial.

De acordo com os autos do processo, o crédito indevido, resultou de uma falha no sistema do banco First Bank Plc e foi depositado na conta de Kingsley entre junho e novembro de 2025.

Em vez de comunicar o erro à instituição financeira ou devolver o dinheiro, o nigeriano utilizou o dinheiro para fins pessoais.

Durante o julgamento, a Justiça apresentou duas opções a Kingsley. Primeiro ele deveria devolver integralmente o valor ou cumprir uma pena de um ano de prisão. O acusado optou por cumprir a detenção, evitando a restituir o dinheiro.

A Economic and Financial Crimes Commission, a agência nigeriana responsável pelo combate aos crimes financeiros, conseguiu recuperar uma parte do dinheiro através da reversão de transferências e do rastreio de valores. Mais de 1,1 mil milhões de nairas foram assim recuperados e devolvidos à instituição bancária.

O episódio gerou repercussão internacional por envolver um valor elevado e a decisão do réu de permanecer com a quantia, mesmo diante da possibilidade de devolução.

amazonianarede
Da Redação Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.