Hoje é o “Dia D” de combate a poluição no Parque do Mindu

Neste domingo, todos contra a poluição no Mindu.(foto divulgação_
Neste domingo, todos contra a poluição no Mindu.(foto divulgação_
Neste domingo, todos contra a poluição no Mindu.(foto divulgação_

Manaus, AM -A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) promove neste domingo (16) a segunda edição do “Dia D Todos contra os resíduos sólidos”.

O evento tem como finalidade promover ação de sensibilização visando a remoção de resíduos das margens do igarapé do Mindu, no trecho que corta o Parque Municipal do Mindu, na Zona Centro-Sul da cidade. A ação ocorre a partir das 8h30.

De acordo com a Semmas, o igarapé, no trajeto interno do parque, acumula uma quantidade enorme de resíduos lançados ao longo de seu trajeto, desde as cabeceiras até chegar ao parque. Esse volume aumenta com as chuvas que inundam as bordas do igarapé fazendo com que o lixo fique retido nas árvores.

A atividade, aberta ao público, reunirá estudantes universitários de diversas instituições de ensino superior, servidores públicos e os moradores do entorno do parque para estimular uma reflexão sobre a importância da vida no igarapé do Mindu e as atitudes do homem que levam à degradação ambiental.

Durante a ação, serão fornecidas bags para a colocação dos resíduos coletados. Na primeira edição, realizada em 2013, foram retiradas das margens do igarapé aproximadamente oito toneladas de resíduos. O Dia D reuniu mais de 500 participantes.

No total, o Igarapé do Mindu possui 22 quilômetros de extensão, nascendo na Cidade de Deus, zona Leste, e percorrendo 13 bairros até desaguar na Bacia do São Raimundo. “Nossa maior satisfação é ver a satisfação das pessoas nesse exercício de voluntariado”, afirmou o gestor.

Todos os resíduos coletados serão adicionados à rede do Pescador de Ilusões, monumento instalado na frente do Parque Municipal do Mindu, que chama a atenção para a problemática dos resíduos nos igarapés da cidade. A peça, de autoria do engenheiro José Coelho, tem 12 metros de altura, foi feita a partir do reaproveitamento de resíduos e ficará exposta até o final do mês de agosto.

Amazonianarede-Semmas

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.