O portal Amazoninarede, tem o prazer de contar a partir de agora, com mais uma colaborada. Trata-se da Dra. Patrícia Guerra, que de vez em quando vai estar aqui, orientando os leitores de como cuidar da saúde bucal e oferecendo dicas interessantes para que você tenha sempre um belo sorriso. Patrícia Guerra, estreia no Site, falando da importância da higiene, para uma saúde bucal satisfatória. leia a seguir o artigo de estreia da dra. Patrícia Guerra.
Higiene Bucal
Dra. Patrícia Guerra*
Felizmente, o Brasil está entre os países cuja população tem baixa incidência de cáries. Esses números se devem ao grande sucesso de Programas espalhados pelo país, como o “Brasil Sorridente”, implantado em 2003.
Nesses programas são oferecidos orientações de higiene bucal como: escovação, uso do fio dental, visitas ao dentista e aplicações de flúor.
Um das perguntas mais frequentes feitas pelos pacientes no consultório, é da dificuldade na escolha da escova dental, a marca e sobre o uso de antissépticos (enxaguantes) bucais.
Eu, como acredito que a maioria dos colegas profissionais, indicamos sempre as escovas de cerdas macias que se adeque melhor ao tamanho da sua boca, por ela ser mais eficiente na remoção da placa bacteriana e resíduos de alimentos.
Vale atentar também na troca da escova a cada três meses ou após um resfriado ou gripe, para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
Outro ponto importante e que merece atenção, é o consumo excessivo de Flúor. Sabemos que ele é importante a cada profilaxia dental realizada pelo seu dentista, visando o fortalecimento do esmalte dental e prevenções de cárie.
Como é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza, podemos encontra-lo também nos alimentos assim como na água oferecida por algumas empresas de serviço público.
Seu consumo excessivo pode ocasionar a fluorose dentária que é um distúrbio ocorrido durante a formação dentária além da perda de mineralização do esmalte.
Para finalizar este artigo, não podemos deixar de incluir na nossa higiene bucal o uso do fio dental. É através dele que conseguimos alcançar áreas onde a escova na consegue atingir, além de prevenir cálculo dental e possíveis doenças como a gengivite.
Visite seu dentista a cada 6 (seis) meses, contribuindo assim com uma boa saúde e ajudando nosso país a continuar no ranking dentre os melhores do mundo.
Patrícia Guerra é odontóloga e a oartir de agora, é articulista colaboradora deste Portal
CRO/AM 3051