Hemoam fará nova eleição para escolher presidente

30-12hemoamManaus – Após manifestação, na manhã desta segunda-feira (29), em que servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) voltaram a protestar contra a decisão de cancelar a eleição que havia reeleito o médico Nelson Fraiji para a presidência do órgão.

Ameaçando paralisar as atividades e pedindo uma audiência com o governador José Melo, um acordo firmado entre as duas partes garantiu nova eleição para a presidência da instituição.

Representantes da associação de servidores da FHemoam) foram recebidos pelo governador e pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, para tratar sobre o assunto.

Ao final, ficou decidido que o atual diretor, Nelson Fraiji, que encerra a gestão no final deste mês, terá o mandato prorrogado por 90 dias, período durante qual será realizado novo processo eleitoral, para formação de lista tríplice, a ser submetida ao Governo do Estado, para escolha do novo diretor, como estabelece a Lei Delegada que rege a fundação. O governador assumiu o compromisso de nomear o primeiro colocado da lista tríplice.

A eleição para a presidência da FHemoam, realizada no mês de outubro, foi anulada pelo Governo do Estado, que teria constatado indícios de irregularidades.

Após análise do recurso do candidato que ficou em segundo lugar, a Assessoria Jurídica da Susam deu pareceu favorável ao cancelamento e encaminhou para apreciação da Controladoria Geral do Estado (CGE), que também orientou para a nulidade do processo, que não obedeceu aos trâmites estabelecidos pela Lei Delegada que rege a instituição.

De acordo com a Susam, a anulação da eleição tem o objetivo, tão somente, de resguardar a instituição, para que o processo seja transparente e democrático.

A Fhemoam, futuro Hospital do Sangue, é a única instituição responsável pelo fornecimento de sangue para todos os hospitais públicos e privados do Estado.

Amazonianarede – CBN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.