Hamilton domina treino e conquista pole na China; Massa larga em 5º

Xangai – A equipe Mercedes mostrou desde o começo que era uma das mais rápidas para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. E Lewis Hamilton não decepcionou no treino classificatório, na madrugada deste sábado.

Ele dominou as três etapas da disputa, sempre com a volta mais rápida, e por isso conquistou a pole position. Já o brasileiro Felipe Massa, que tinha liderado um dos treinos livres na sexta-feira, não manteve o nível. Ele vai largar na quinta posição e, pela primeira vez no ano, estará atrás do seu companheiro Fernando Alonso, que sairá em terceiro.

O finlandês Kimi Raikkonen surpreendeu ao conquistar a segunda posição no grid de largada, pois não tinha ido tão bem no Q1 e nem no Q2. Por outro lado, a McLaren voltou a decepcionar com Jenson Button e Sergio Perez, assim como a Red Bull do alemão Sebastian Vettel, que teve dificuldades e vai largar apenas na nona posição.

Pelo menos o alemão está bem na frente do seu companheiro e rival Mark Webber, que fez apenas o 14º melhor tempo e ainda foi punido pela FIA após seu carro não apresentar quantidade mínima exigida de combustível para a amostra exigida pela entidade após o treino – largará em último . Como consolo, a Red Bull pelo menos tem tido bom desempenho com os pneus médios já gastos, o que pode ser decisivo na corrida.

Uma volta apenas e nada de surpresas no Q1

Por causa do desgaste rápido dos pneus no autódromo de Xangai, desde o começo os pilotos principais partiram para apenas uma volta rápida no Q1. A intenção era não desgastar os pneus macios e conseguir rapidamente o tempo necessário para a classificação. O primeiro a conquistar um tempo razoável foi Nico Rosberg, logo superado por seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, com 1min35s793.

Os outros pilotos das equipes de ponta não conseguiram superar a dupla da Mercedes, mas se classificaram sem problemas ou surpresas. Felipe Massa mostrou a velocidade que já vinha apresentando e ficou em terceiro lugar, apenas um décimo atrás dos líderes do Q1. Além dos carros de Caterham e Marussia, Valtteri Bottas, da Williams, e Esteban Gutierrez, da Sauber, foram eliminados da segunda etapa.

A necessidade de conseguir o tempo ideal em apenas uma volta se repetiu no Q2. Sebastian Vettel foi o primeiro a sair dos boxes e já ouviu essa ordem da equipe, mas não impressionou. Mark Webber veio na sequência, foi ainda pior que o alemão e provou que, como esperado, a Red Bull não estava tão rápida como costuma ser. Para piorar o australiano ainda parou durante a volta de retorno aos boxes, com um problema no abastecimento de combustível, e teve que abandonar o treino.

Fernando Alonso não demorou para superar os dois e assumir a ponta. E rapidamente ele também foi ultrapassado por Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, sendo que este último não foi mais superado e virou favorito para a pole. Já Felipe Massa chegou a ficar ameaçado de eliminação, mas voltou a correr e conseguiu o quarto melhor tempo. Na parte de trás saíram do treino Paul Di Resta, Sergio Perez, Adrian Sutil, Mark Webber, Pastor Maldonado e Jean Eric-Vergne, nesta ordem.

Veja o grid de largada para o GP da China:

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min34s484
2º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1min34s761
3º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1min34s788
4º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min34s861
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min34s933
6º Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1min35s364
7º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – 1min35s998
8º Jenson Button (ING/McLaren) – 2min05s673
9º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – sem tempo
10º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – sem tempo
11º Paul Di Resta (ESC/Force India) – 1min36s287
12º Sergio Pérez (MEX/McLaren) – 1mi36s314
13º Adrian Sutil (ALE/ Force India) – 1min36s405
14º Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1min37s139
15º Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – 1min37s199
16º Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1min37s769
17º Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – 1min37s990
18º Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1min38s780
19º Max Chilton (ING/Marussia) – 1min39s537
20º Charles Pic (FRA/Caterham) – 1min39s614
21º Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – 1min39s66
*22º Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min36s679
*desclassificado

Fonte – Terra

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.