Boa Vista, RR – Até o dia 7 de Setembro, brasileiros terão a oportunidade de dizer se são favoráveis à criação de constituinte exclusiva para reformar o Sistema Político. Em Roraima, 25 entidades dão suporte à iniciativa.
Na semana em que comemoramos o ‘Dia da Pátria’, a população tem mais um motivo para exercer seu direito à cidadania plena. Esta semana, movimentos sociais de todo o País deram início à mobilização nacional de consulta popular sobre reforma política. A intenção é saber se os brasileiros são favoráveis a uma reforma política no Brasil. “Trata-se de uma consulta pública em que a população pode votar, reivindicando, solicitando uma nova política constituinte. Uma constituinte exclusiva e mais ética em nosso País, que possa fazer as devidas reformas no sistema político brasileiro”, afirmou o coordenador das Pastorais Sociais de Roraima, Danilo Bezerra.
Por meio de Plebiscito Popular, a população poderá decidir os rumos políticos que serão adotados no Brasil. Em Roraima, 25 entidades dão suporte à ação. Na capital, há 13 pontos de votação. O coordenador destaca a importância do envolvimento da população. “É muito importante à participação popular nesse processo. É uma pergunta simples e que pode trazer grandes benefícios para todos”, frisou Danilo.
Para participar da votação, o interessado deve ter no mínimo 16 anos. A votação é presencial, mas também pode ser feita no endereço eletrônico da ação (www.plebiscitoconstituinte.org.br). “As urnas estão presentes nas igrejas, nas escolas, em associações de bairro. Elas funcionarão o dia inteiro até o dia 7 de Setembro. Temos urnas itinerantes para que a população possa participar, além do nosso link na internet”, disse.
GRITOS DE LIBERDADE
Outro evento que será organizado no mesmo dia será o ‘Grito dos Excluídos’. Este ano, a ação entra em sua vigésima edição e traz o tema ‘Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos’. “O evento é aberto a todos que se sintam excluídos e queiram mudanças no País”, salientou Danilo.
Conforme o coordenador, o evento começará a partir das 7h30. A concentração será na Praça do Centro Cívico. “Faremos uma rápida caminhada até o anfiteatro que fica atrás do mini terminal do centro. Esperamos que a população participe, pois esse ato é de suma importância para a formação do nosso País”, finalizou.
Fonte: Jornal de Roraima