Governo eleva impostos sobre despesas de brasileiros no exterior

(Foto: Divulgação)

O governo federal elevou os impostos para as operações financeiras em moeda estrangeira e compras de brasileiros em outros países, informou nesta sexta-feira o Ministério da Fazenda.

O imposto nas operações realizadas com cartões de débito no exterior passará de 0,38% para 6,38% a partir deste sábado (28), incluindo saques em caixas automáticos, compra de cheques de viagem (traveller checks) e operações com cartões pré-pagos em outra moeda diferente do real.

Com esta alta, foi igualado o imposto cobrado neste tipo de operações com o aplicado desde 2011 às compras realizadas no exterior com cartão de crédito emitido no Brasil. O aumento de impostos deve permitir ao governo arrecadar R$ 552 milhões por ano.

Em comunicado, o ministério argumentou que pretende evitar que se deixe de usar o cartão de crédito em favor de outros meios de pagamento para evitar o pagamento de mais impostos.

A única maneira de evitar o aumento tributário é comprar divisas no Brasil e viajar com dinheiro, já que o Ministério da Fazenda manteve em 0,38% a taxa aplicada a esse tipo de operações de câmbio.

Os brasileiros gastaram em viagens internacionais US$ 16,995 bilhões entre janeiro e novembro, o que representa um aumento de 18,8% com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados mais recentes do Banco Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.