Manaus – A leitura da Mensagem Anual do prefeito Arthur Neto (PSDB), que deu início aos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (9), veio em tom otimista e ao mesmo tempo de preocupação, na avaliação de algumas autoridades presentes na solenidade, principalmente por conta do cenário de crise econômica no Brasil.
Para o vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira (SDD), a mensagem do prefeito veio com a perspectiva otimista de cuidar da cidade, mesmo com o reflexo da crise econômica que atinge todo o país. Na avaliação dele, a população também precisa juntar esforços para que as mudanças aconteçam.
“A cidade é administrada por um todo, não apenas pelo prefeito, onde cada um deve dar sua parcela de contribuição, seja em qualquer segmento”, disse Henrique Oliveira.
Na área de segurança pública, como exemplificou o representante do governador José Melo (PROS), essa questão não se faz somente com a Polícia, mas com o próprio cidadão. Não diferente, a Educação, segundo ele, há de ter um envolvimento dos professores, alunos e pais responsáveis no processo para a melhoria da Educação—“na área de saúde, as pessoas precisam começar a se preocupar com alimentação mais saudável, com práticas esportivas, com a saúde preventiva”, observou Henrique Oliveira, que deixou claro que o governo do Estado vai continuar caminhando ao lado da Prefeitura.
Na avaliação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Josué Filho, o discurso do prefeito foi uma análise geral do Brasil, ao falar da ameaça de crise moral, econômica e social. “Me dá pena ver um país como o Brasil nessa situação, e o que deveríamos procurar agora é tentar “escorar” a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que está fragilizada até pelos números das pesquisas”, frisou Josué Filho.
Entre as autoridades presentes na cerimônia, estavam o senador da República, Omar Aziz (PSD); o representante da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Bosco Saraiva (PSDB), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes; a presidente do Tribunal de Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Maria das Graças Marinho; o representante do Comando Militar da Amazônia, major Juliano Marques; o comandante do 7º Comando Aéreo Regional, major Antônio Carballo; o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani; o presidente da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas, pastor Jonathas Câmara.
Amazonianarede-CMM