Governo do Estado lança o programa Amazonas Bilíngue

Manaus – Sob a coordenação da Seduc e em preparação à Copa do Mundo, iniciativa passa a beneficiar 958 estudantes da rede pública estadual do Amazonas com cursos gratuitos de Inglês. Aulas iniciam no próximo sábado.

No ensejo do período que antecede a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, da qual Manaus é uma das cidades-sede, o Governo do Estado lançou o Programa Amazonas Bilíngue que oferecerá cursos gratuitos de Inglês, inicialmente, para 958 estudantes da rede pública estadual. O programa foi lançado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas, no último sábado, 20 de abril, pelo vice-governador do Estado, José Melo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Amazonas Bilíngue é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio e tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo ou em demais atividades.

Ao lançar o programa e falar aos alunos inscritos sobre os benefícios desta ação, o vice-governador do Estado, José Melo, enfatizou que ao planejar a oferta dos cursos que terão início já na próxima semana, o Governo do Amazonas busca proporcionar a centenas de jovens oportunidades reais de formação. “O conhecimento é um bem intangível e, assim sendo, queremos contribuir com a aquisição do conhecimento por parte de nossos estudantes. Com o Amazonas Bilíngue, oferecermos cursos de qualidade e convocamos os jovens inscritos para procurar dar o melhor de si, com empenho e dedicação aos estudos”, frisou o vice-governador.

Além de Manaus, os cursos serão aplicados nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva e conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a formação iniciará efetivamente no dia 27 de abril, simultaneamente na capital e nos respectivos municípios do interior. “Será um curso de dois anos de duração, com carga horária de 200 horas e cujas aulas serão ministradas sempre aos sábados. Inicialmente beneficiaremos 958 jovens e na próxima etapa dos trabalhos deveremos disponibilizar mais mil vagas”, informou o secretário da Seduc.

Material didático e Intercâmbio – O secretário acrescentou ainda que os participantes do curso terão acesso a materiais didáticos para o acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades, incluindo: livros, CD-ROM e ainda uniforme (camisetas) e bolsa do programa.

Conforme Rossieli Silva, o programa, já em sua primeira etapa, também contemplará 20 participantes – com as melhores proficiências – com um intercâmbio de 15 dias no Canadá, para aprimoramento da oralidade na língua estrangeira.

Metodologia – De acordo com Durval Neto, diretor executivo da empresa contratada para viabilizar os cursos, um dos diferenciais da formação será a metodologia. “Queremos não somente preparar os jovens para a Copa, queremos ir além, capacitando-os e os habilitando para o mercado de trabalho. Para isso, apostaremos em uma metodologia diferenciada, com padrão internacional mas com elementos regionais e com foco na comunicação oral”, explicou Durval, frisando que a mesma qualidade dos cursos desenvolvidos na capital será empregada nos municípios do interior.

Expectativa – Ansioso pelo início das aulas, marcado para o próximo sábado, dia 27, o estudante Mateus dos Santos Batista, 16, disse que pretende se dedicar de forma intensiva ao curso por acreditar que esta é uma oportunidade singular. “Oportunidades como esta, de cursar Inglês de forma gratuita, não são os jovens de todos os Estados que têm. Por isso vou me dedicar e buscar aproveitar ao máximo os ensinamentos, buscando ser o melhor”, disse Mateus.

Para a jovem Joyce Alves, 15, a realização da Copa do Mundo é uma motivação extra para a dedicação. “É uma motivação extra em especial para nós, do Amazonas. Estamos ansiosos para o início das aulas e com grande expectativa para darmos esse importante passo na busca pelo conhecimento e objetivando o domínio da língua inglesa”, disse.

Foto – Chico Batata – Agecom 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.