Governo do Estado amplia número de escolas com oferta em tempo integral

Numero de escolas de tempo integral será ampliado no Amazonas
Numero de escolas de tempo integral será ampliado no Amazonas
Numero de escolas de tempo integral será ampliado no Amazonas

Amazonas – Para melhorar a qualidade do ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está ampliando o número de escolas que oferecem a modalidade de tempo integral.

Somente neste ano (2015), as escolas estaduais José Carlos Mestrinho, Maria Arminda Guimarães de Andrade e Madre Tereza de Calcutá, localizadas em Manaus, que antes ofereciam o ensino regular, foram adaptadas para o atendimento em tempo integral.

Com as novas escolas, recentemente adaptadas, a rede pública estadual de educação do Amazonas passa a dispor de 50 unidades de ensino funcionando com educação de tempo integral, o que faz do Amazonas – proporcionalmente ao número total de escolas (586) – o Estado da Federação com uma das maiores rede de escolas estaduais de tempo integral no país.

Localizada no bairro Coroado, zona leste de Manaus, a escola estadual de Tempo Integral Maria Arminda, está oferecendo a nova modalidade de ensino desde fevereiro deste ano e atende hoje a um total de 269 alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Segundo o gestor da unidade de ensino, Luiz Carlos Vasconcelos, a mudança tem trazido bons resultados. “Os índices de evasão e reprovação escolar eram altos aqui em nossa escola. Com o atendimento em tempo integral, esses índices tiveram uma redução significativa.

O rendimento dos nossos alunos melhorou muito, além da participação mais efetiva da comunidade em nossas atividades”, destacou o gestor.

Para a aluna do 8º ano da escola estadual Maria Arminda, Gabriela Ribeiro da Silva, 12, que estuda na unidade de ensino há dois anos e pôde acompanhar de perto as mudanças na escola, a adaptação foi bastante positiva. “Estudo nessa escola desde o sexto ano e posso dizer que, com a oferta de ensino em tempo integral, o ensino teve uma melhora de 100%. Aqui nós contamos com excelentes professores que fazem o diferencial na educação”, afirmou a estudante.

Ainda de acordo com o gestor da escola, a adaptação projeta melhorias para o futuro. “Com o horário em tempo integral, temos a oportunidade de reforçar os conteúdos trabalhados, melhorando os nossos índices educacionais e esse novo horário facilita a condição de aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas”, mencionou o professor Luiz Carlos Vasconcelos.

Aulas de Desenho, Violão e Canto

Na escola estadual José Carlos Mestrinho, localizada no bairro Japiim (zona sul), a adaptação para a modalidade de tempo integral foi bem aceita pela comunidade local, segundo informou a gestora, Marineide Rocha.

De acordo com ela, toda a equipe pedagógica tem se empenhado para garantir uma educação de excelência. “Nesses três meses com o novo modelo, temos contado com o apoio dos professores, pais e de toda a comunidade escolar.

O retorno tem sido positivo. Além dos projetos convencionais que já possuíamos, agora desenvolvemos atividades recreativas no horário do almoço, como aulas de canto, violão e desenho, proporcionando um leque de ações educativas aos nossos alunos”, comentou a gestora.

Administrada pela Coordenadoria Distrital de Educação 2, a escola de Tempo Integral José Carlos Mestrinho, é responsável pelo atendimento a 385 alunos do 2º ao 5º ano (1º ciclo) e 6º ao 9º ano (ensino fundamental).

Referência de ensino

 Atendendo a um total de 384 alunos do 1º ao 5º ano, a escola de Tempo Integral Madre Tereza de Calcutá, situada no bairro Morro da Liberdade, zona sul da cidade, é referência na qualidade do ensino, tendo alcançado média 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2013. A escola também passou a funcionar com o modelo de tempo integral.

De acordo com a gestora em exercício, Lúcia Chacon, a adequação para a modalidade em tempo integral foi comemorada pela comunidade. “A comunidade do bairro Morro da Liberdade abraçou essa proposta de modalidade de ensino e o que temos notado, principalmente nesse momento, é a parceria entre a família e a escola. Nós que já possuímos um ótimo índice no Ideb, pretendemos cada vez mais evoluir e contribuir para o desenvolvimento dessas crianças”, explicou Lúcia Chacon.

Amazonianarede-Secom

 

 

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