Governo do Amazonas levará comitiva a Taiwan para apresentar oportunidades de negócios

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Uma comitiva do Governo do Amazonas e de empresários locais deve viajar a Taiwan, em 2013, para uma sondagem de negócios e parcerias bilaterais com o país asiático. Além de colaborações na educação superior, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o interesse é em explorar o potencial de sementes com aplicação medicinal e investimentos na indústria de informática e de alta tecnologia do Polo Industrial de Manaus.

Os primeiros acertos sobre a viagem ocorreram, nesta segunda-feira 26 de novembro, durante a visita do embaixador taiwanês no Brasil, Jorge Guang-pu Shyu, a Manaus. O vice-governador do Amazonas, José Melo, recebeu o embaixador e um grupo de empresários taiwaneses na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa I, zona oeste, e apresentou diversas possibilidades de investimento no Estado.

Segundo Melo, além das áreas de interesse demonstradas pelo país, o Governo do Amazonas vai trabalhar para atrair o empresariado também para o polo naval, que terá portos e estaleiros de porte internacional. “O embaixador nos ofereceu todos os intercâmbios possíveis. Taiwan é um país que tem uma das tecnologias mais avançadas na construção de portos e deve nos dar oportunidade de, no futuro, termos, talvez lá em Itacoatiara, um grande porto associado a uma ferrovia. Temos aqui a nossa farmacopeia e lá eles são famosos nesse sentido. Então, nós podemos abrir um novo horizonte”, adiantou o vice-governador.

A viagem da comitiva amazonense para sondagem de negócios deve acontecer no primeiro semestre de 2013, conforme o secretário executivo de Planejamento, Ronney Peixoto. Além dos empresários, representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), da UEA e da Secretaria de Estado de Mineração devem compor o grupo. “Esse tipo de viagem para apresentar oportunidades de negócios é algo bastante comum. Plantamos uma semente com isso, despertando o interesse estrangeiro para investimentos no nosso Estado”, comentou Peixoto, que participou da reunião com o embaixador.

Atração de empreendimentos

Depois da ida do grupo amazonense, o governo estadual vai organizar a vinda dos empresários de Taiwan que demonstrarem interesse efetivo em investimentos no Estado. De acordo com o embaixador Jorge Guan-pu Shyu, os interesses econômicos do país no Amazonas são complementares, mas os empresários ainda conhecem pouco sobre as vantagens oferecidas.

“Nossos interesses são complementares. Exportamos produtos de alta tecnologia e há aqui uma zona processadora para exportação. Oferecem incentivo, como estimulante, o que é muito bom. Além do que, o Estado é muito rico em recursos naturais. O nosso empresariado ainda não tem vasto conhecimento sobre essas vantagens. Meu motivo de vir aqui é estreitar a amizade com o Estado no comércio bilateral, na área cultural, na educação e no turismo”, frisou Shyu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.