Governador Omar Aziz destaca investimentos na área aeroviária no Amazonas

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O governador Omar Aziz, presente no evento que marcou o início das operações da Manaus Aerotáxi Participações (MAP Linhas Aéreas), nesta sexta-feira, dia 1º de março, ressaltou os investimentos que o Governo do Estado está realizando na infraestrutura aeroviária do Amazonas. Omar Aziz disse que o Estado está licitando a construção de sete aeroportos, com investimento de R$ 300 milhões. O governador destacou também que o Amazonas já tem o compromisso do Governo Federal para reformar outros 18 aeroportos.

“Neste momento, estamos licitando sete novos aeroportos no interior do Estado, principalmente para atender a calha do Solimões, onde nós temos dificuldades enormes de transporte. Com a ajuda do Governo Federal, nós iremos reformar mais 18 aeroportos para que possamos dar condições de pouso e decolagem e, assim, melhorar a aviação regional”, enfatizou o governador.

Omar Aziz também reafirmou o compromisso de incentivar a aviação comercial no Estado e destacou que hoje o Governo do Amazonas já contribui através da renúncia fiscal de 25% do diesel. “Para que as empresas que fazem transporte de passageiros, a gente abre mão de incentivo para baratear o custo das passagens que é muito alto”, comentou o governador. O governador também reclamou da falta de financiamento dos empresários que querem investir nesse setor, o que faz com que as passagens ainda tenham um alto custo na região. “O valor de uma passagem para Tabatinga custa duas vezes mais do que uma para os Estados Unidos”, comparou.

A cerimônia de inauguração da MAP Linhas Aéreas foi realizada no hangar da companhia, no terminal 2 (Eduardinho) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Também estavam presentes na inauguração o vice-governador, José Melo; o prefeito de Manaus, Artur Neto; e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ari Moutinho.

O primeiro voo da MAP Linhas Aéreas será na próxima segunda-feira, dia 4, fazendo a rota Manaus-Parintins-Manaus, com previsão de decolagem às 18h. O voo de retorno está previsto para 19h30. Segundo o diretor-presidente da empresa, Marcos Pacheco, a MAP irá gerar no seu primeiro ano de funcionamento um total de 200 empregos diretos e cerca de 800 indiretos.

Saúde – Nesta sexta-feira, 1º de março, o governador Omar Aziz também participou da inauguração da ampliação do Hospital Santa Júlia. Segundo Omar Aziz, com as novas instalações, a unidade se torna o maior complexo hospitalar privado do Norte, o que ele considerou uma iniciativa ousada e uma alternativa para as pessoas que podem pagar pelo serviço.

Entretanto, o governador destacou a importância da rede de saúde na região Norte. “Só para se ter uma ideia, 90% da assistência médica na região Norte é representada pela rede pública, enquanto que em São Paulo, a proporção é de 50%”, frisou Omar Aziz, que parabenizou o proprietário do hospital, Edson Sarkis, por ampliar o hospital e dotá-lo de estrutura para prestar bom atendimento. “Isso é muito bom para a nossa cidade”, disse. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.