Governador José Melo recebe visita de comitiva governamental da Colômbia para tratar de futuros investimentos socioeconômicos

“Foram colocações importantes e que vão ser bem avaliadas", afirmou José Melo
“Foram colocações importantes e que vão ser bem avaliadas", afirmou José Melo
“Foram colocações importantes e que vão ser bem avaliadas”, afirmou José Melo

MANAUS – Durante a reunião realizada entre o governador do Amazonas, José Melo, e o governador do Departamento de Guainía da Colômbia, Javier Elicer Zapata, e da comitiva, foram destacados os interesses do governo colombiano em fazer um futuro acordo de cooperação técnica com o Governo do Amazonas para investimentos na área cultural e comercial. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 25 de outubro, na Sede do Governo do Estado, no bairro Compensa I, zona oeste de Manaus.

Guainía é um dos 32 departamentos da Colômbia, que são regiões geográficas com autonomia cultural e econômica, e está localizado no leste do país. A principal atividade econômica é a agricultura, a pesca e a pecuária. A cidade possui um potencial turístico, porém carece de estratégias para alavancar o setor. Entre as propostas estão intercâmbio sociocultural com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de estreitamento de laços comerciais com o Estado do Amazonas, principalmente no setor agrícola. A realização de convênios internacionais sobre meio ambiente e operacionalização da fronteira completaram a pauta das propostas.

jose-melo-e-comitiva-colombiana-2O governador José Melo avaliou como positivo o encontro e disse que há possibilidade de que futuros acordos para a criação de novos recursos para o Estado possam ser consolidados. “Foram colocações importantes e que vão ser bem avaliadas, uma vez que traz a criação de oportunidades a partir da conservação das riquezas da nossa região e alternativas de crescimento econômico”.

Perspectivas – O governador de Guainía da Colômbia, Javier Elicer Zapata, destacou que o diálogo abriu perspectivas de novos negócios com o governo amazonense. “Foi importante porque temos a intenção de fazer um intercâmbio entre o Amazonas e Guainía, sobretudo para fortalecer o setor primário com a inclusão de mais tecnologia para assim beneficiar também outras comunidades de nossa região”, comentou.

jose-melo-e-comitiva-colombiana-3O encontro contou com a presença dos secretários estaduais da Fazenda (Sefaz-AM), de Turismo (Amazonastur), Segurança Pública (SSP-AM), Meio Ambiente (Sema), Planejamento e Tecnologia (Seplancti), e dos diretores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da UEA.

amazonianarede-secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.