Governador José Melo lança Sinalização Turística da Cidade de Manaus

Mais informações ao turista
Mais informações ao turista
Mais informações ao turista

Manaus – O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus e Ministério do Turismo, lançou, nesta terça-feira, dia 29 de abril, a Sinalização Turística da Cidade de Manaus. O lançamento foi realizado pelo governador do Amazonas, José Melo, às 16h30, no Complexo Turístico da Ponta Negra (avenida Coronel Teixeira, s/nº, Ponta Negra, zona oeste) e contou com a presença de representantes da prefeitura, da presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga e de parlamentares da esfera municipal e estadual.

A primeira fase da sinalização contará com o aporte financeiro de R$ 2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo. Nessa primeira fase serão instaladas 400 placas, além de 89 totens que serão instalados nas plataformas do Sistema BRS. Elas ficarão localizadas no quadrilátero da Copa (Djalma Batista, Constantino Nery, Ponta Negra, Aeroporto, Torquato Tapajós e Área Central). Dos 89 totens, 15 são de identificação de espaços culturais, que foram produzidos pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) com tradução para o inglês, espanhol e braile.

Para o governador José Melo a sinalização da cidade vem como um complemento das ações para a Copa do Mundo desenvolvidas pelo Estado e Prefeitura. “É uma forma de orientar os visitantes que virão para Manaus durante o mundial sobre os pontos turísticos, principais avenidas e centro histórico da cidade”, disse o governador. Ele acrescentou que a sinalização também representa a segurança do visitante. “Quem estiver dirigindo no trânsito ou precisar pegar um ônibus precisa da sinalização para não entrar em uma contramão ou condução para o lugar errado e se perder”, pontuou.

Conforme a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a sinalização atende a um padrão internacional de informação turística. “Nós nos preocupamos em fazer uma sinalização de fácil entendimento seja tanto para o turista chinês quanto para o americano”, disse Oreni, destacando que no centro histórico de Manaus serão instalados 37 painéis espalhados com informações sobre os prédios antigos para visitação.

Totens informativos nos espaços culturais – Do total de 89 totens, 15 compõem o projeto de sinalização turística em Manaus para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e foram idealizados e produzidos pelo setor Projeto Copa da SEC, que funciona dentro da estrutura da secretaria, juntamente com os setores de Arqueologia e de Patrimônio. O setor de Arqueologia colaborou com informações de lugares em Manaus que têm sítios arqueológicos.

Os totens culturais, ou mesas informativas, têm tradução ainda para o inglês, espanhol e braile, e estarão fixados nos espaços culturais da cidade, informando que no local há alguma atividade cultural que os visitantes e população em geral podem aproveitar. As mesas seguem os moldes de sinalização internacional, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Biblioteca Pública do Amazonas, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Praça D. Pedro II, Praça Heliodoro Balbi, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Usina Chaminé, Centro Cultural Povos da Amazônia, Largo São Sebastião, Igreja da Matriz, Praça Agnelo Bittencourt, Palacete Provincial, Museu do Seringal Vila Paraíso, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio da Justiça e Parque Jefferson Péres são os espaços identificados pelos totens culturais.

Produção dos totens culturais iniciou em outubro de 2013 – Conforme o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, todo esse trabalho acontece desde outubro do ano passado e é fundamental para identificar os espaços culturais que todos irão visitar durante a Copa 2014. “Temos que ressaltar nossa cultura e com as informações corretas. Daí, a importância dessas placas informativas”, declarou.

O Amazonas, na verdade, será o Estado com a maior programação cultural dirigida ao público local e turistas durante o torneio. O projeto intitulado “Amazonas de Todas as Artes” está orçado em R$ 1,3 milhão e terá, no total, 1.200 eventos promovidos entre os dias 1º de junho e 13 de julho em espaços como praças, parques, museus, teatros, centros culturais, bibliotecas e outros administrados pelo órgão e que passarão a funcionar das 9h às 22h, diariamente.

Para saber mais sobre os eventos, projetos, espetáculos e demais ações promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura em Manaus e nos demais municípios do interior do Amazonas acesse facebook.com/culturadoamazonas.

Foto: W.Redman/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.