Governador José Melo anuncia avanços na política de atenção à pessoa idosa

José Melo recebe homenagem na Aleam
José Melo recebe homenagem na Aleam
José Melo recebe homenagem na Aleam

Manaus – Ao ser homenageado na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com o certificado de Amigo do Idoso, o governador do Amazonas, José Melo, anunciou novos avanços na política estadual voltada para esse público. Entre as conquistas apontadas estão a ampliação do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, a transformação da Universidade da Terceira Idade (UnATI) em fundação, o que dará autonomia financeira à instituição, e a criação de um Projeto de Lei para redução da jornada de trabalho para servidores públicos que têm em casa pessoas idosas ou com deficiência sob seus cuidados.

Concedido a pessoas e instituições envolvidas com a busca de melhor qualidade de vida aos idosos, o certificado recebido por José Melo é de autoria da presidente da Comissão da Família e da Mulher na ALE-AM, deputada estadual Conceição Sampaio, a pedido do Conselho Estadual do Idoso. O certificado significa um reconhecimento aos vários segmentos da sociedade pela luta em favor de políticas públicas voltadas para o público acima dos 60 anos de idade.

“O Amazonas é um dos Estados Brasileiros que mais se preocupa com idoso. Os Centros de Convivência da Família e do Idoso é um belo exemplo, funcionando diariamente, com atenção total e uma gama enorme de serviços voltados para essa idade”, disse José Melo.

O governador ressaltou que existem outras políticas ancoradas em várias secretarias do Governo atendendo aos idosos. “Tivemos o cuidado de criar uma universidade que prepara as pessoas para cuidar dos idosos e também prepara seu publico alvo para o envelhecimento mais saudável. Portanto, essa homenagem que me prestam hoje se estende ao nosso Governo e às políticas públicas vitoriosas neste sentido”, destacou Melo.

Ele explicou que a UnATI, que hoje é ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está ganhando sede própria e autonomia financeira. A nova sede está sendo erguida ao lado do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, Compensa, zona oeste.

Atendimento ampliado – O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, que funciona ao lado da Delegacia do Idoso, no conjunto Castelo Branco, no bairro Parque Dez, zona centro-sul, passará por reforma e ampliação de suas dependências.

O espaço onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) prestam serviços de assistência a quem procura a delegacia, tornou-se pequeno para a demanda. O projeto de reforma está sendo encaminhado para licitação pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e vai permitir um acompanhamento com mais conforto e mais atenção ao idoso que sofre violência doméstica ou de outra natureza.

José Melo também anunciou que pretende transformar em lei um dispositivo que permite que o servidor público que tem em casa uma pessoa idosa ou deficiente tenha sua jornada de trabalho reduzida para poder cuidar daquela pessoa. “Vamos transformar em lei para ficar perene e ninguém que venha depois possa tirar”, observou o governador.

De acordo com o Conselho Estadual do Idoso, o Amazonas é um dos Estados que mais avançaram nas políticas voltadas para o bem estar do idoso. “Somos referência para todo o Brasil. É lógico que precisamos avançar, porque sabemos que o envelhecimento é contínuo. Mas, com muito orgulho, eu tenho representado o Amazonas Brasil afora e, por incrível que possa parecer para algumas pessoas que não têm conhecimento, nossa política em relação à pessoa idosa avançou em todas as áreas, principalmente na saúde, esporte e assistência social”, afirmou o presidente do Conselho Estadual, Jorge Vagner Lopes.

Para a deputada conceição Sampaio, projetos como os Centros de Convivência da Família fazem a diferença. “A homenagem que hoje o Conselho Estadual está fazendo através da Comissão da Família da Assembleia é para reconhecer esses avanços, agradecer às pessoas e instituições que prestam serviços voltados para a valorização do idoso. Temos muito a conquistar, mas jamais podemos deixar de olhar e perceber avanços que já aconteceram. A gente tem aqui no Amazonas centros de Convivência da Família, onde essas pessoas têm uma vida ativa e onde elas verdadeiramente se sentem vivas. Isso faz a diferença”, enfatizou.

Foto: Alex Pazuello/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.