Gerra ao aegypti: Susam entrega capas de caixa d’água à 41 municípios

Governo entrega tampas das caixas de água no interior
Governo entrega tampas das caixas de água no interior
Governo entrega tampas das caixas de água no interior

Amazonas – A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está distribuindo capas para depósitos domésticos de água (caixa d’água e camburões) em 41 municípios do interior onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A previsão, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, é que até o final de janeiro seja concluída a distribuição desse tipo de cobertura aos moradores dessas localidades. A ação está sendo executada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Susam.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, informa que estão sendo disponibilizadas, pelo Governo do Estado, 60 mil capas. Ele destaca a importância da ação, porque em muitos municípios ainda se armazena água para uso doméstico. “Se estes depósitos não estiverem adequadamente fechados, podem se transformar em criadouros do mosquito”, frisou.

A FVS iniciou a entrega das capas em novembro e a escolha dos municípios levou em conta, prioritariamente, os que estão mapeados como de maior risco para a proliferação do Aedes aegypti. Boca do Acre, Tabatinga e Tefé são as cidades que receberão as capas em maior quantidade.

Combate às doenças – Dengue, Chikungunya e Zika vírus são doenças que têm em comum, além dos sintomas parecidos, o fato de serem transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Este mês, o Governo do Amazonas decretou situação de emergência, no Estado, em virtude da probabilidade de desencadeamento de situações epidêmicas das três doenças. O alerta das autoridades de saúde deve-se, principalmente, ao aumento dos casos de Zika vírus associados à microcefalia (malformação craniana), que estão ocorrendo principalmente no Nordeste do País.

Malária – A FVS também vai distribuir mosquiteiros impregnados com inseticida, no interior do estado, como parte das ações de combate à Malária. Já foi aberto o processo de licitação para compra e a previsão de início de entrega dos mosquiteiros é março de 2016. Serão beneficiados 39 municípios.

No Amazonas, em 2015, os municípios com maior incidência de casos de Malária foram: Ipixuna, Eirunepé, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira. A infecção se dá através da picada do mosquito Anopheles. Os sintomas da doença são febre, associada ou não a calafrios, tremores, suores intensos, dor de cabeça e dores no corpo.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.