Fortes ventos e chuvas atingiram Manaus ontem (20) à noite

21-06chuvaManaus viveu ontem à noite momentos de tensão e aflição com mais de uma hora de fortes ventos e chuva, causando transtornos em diferentes pontos da cidade e dando muito trabalho ao Corpo de Bombeiros que foi bem acionado.
Os ventos de até 85km/h foram registrados em Manaus durante o temporal na noite desta terça-feira (30). O registro de velocidade das rajadas dos ventos foi detectado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A Defesa Civil diverge do órgão meteorológico sobre suposta emissão de alerta de tempestade.

De acordo com o Sipam, às 21h20 de terça foram reportados registros de rajadas no aeroporto Eduardo Gomes de 85 km/h. Em seguida, às 22h28, os ventos reduziram a velocidade para 65 km/h.

O Sistema de Proteção da Amazônia explicou que a cidade de Manaus sofreu as consequências de uma forte tempestade, ocasionada pela chegada de uma linha de instabilidade proveniente da região leste, que se intensificou sobre a capital devido ao forte aquecimento. O Sipam informou que os termômetros registraram 36,3°C no início da tarde.

“Embora possam ocorrer durante o ano, tais eventos apresentam maior recorrência nessa época do ano, quando a energia à superfície é mais abundante, produzindo maior aquecimento e o escoamento médio para a região traz mais umidade do oceano. O evento teve atuação pronunciada sobre a zona urbana da cidade”, destacou o Sipam.

21-06chuva1Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o fenômeno natural que atingiu Manaus como ventania. Os registros do Inmet apontaram ocorrência de ventos entre 62km/h e 74km/h. A estação pluviométrica do órgão apontou ainda volume de chuva de 81,4 milímetros.

O chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Veríssimo Farias, justificou a diferença dos dados pela localização diferenciada onde os registros foram realizados.

“Essa ventania foi gerada pela instabilidade local causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse fenômeno de forte intensidade e pouca duração são comuns nos meses de agosto, setembro e outubro período mais quente da nossa região em Manaus”, esclareceu o especialista.

Amazonianarede com informações da TV-AM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.